Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Sessão de trabalho LEADER/DLBC na Ericeira

2018-12-19

Mais de 50 técnicos e coordenadores, em representação de 40 Grupos de Ação Local (GAL) estiveram reunidos, nos dias 17 e 18 de dezembro, na Ericeira, por ocasião da oitava sessão de trabalho LEADER/DLBC, no âmbito do projeto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”. A A2S – Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia foi a entidade anfitriã destas jornadas que começaram com uma visita ao projeto ManzWine, localizado na aldeia de Cheleiros, no concelho de Mafra.

I13244-MUSEULOJA.JPG

Lagar Antigo

Na tarde de segunda-feira, 17 de dezembro, a visita guiada por Raúl Silva, diretor comercial e de enoturismo da ManzWine, partiu do Largo da Praça, onde se situa o “Lagar Antigo” transformado em loja de vinhos e pequeno museu de homenagem à região e à atividade vitivinicola com uma exposição permanente de artefactos e achados antigos.

I13244-ADEGANOVA.JPG

Adega Nova

A seguir, os visitantes conheceram a recentemente inaugurada Adega Nova da ManzWine, projeto apoiado pelo GAL A2S, no âmbito da operação 10 2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR2020, sendo que o investimento elegível ascendia a 172.608.43€ e o apoio do FEADER a 48.330,36€.

I13244-ADEGAVELHA.JPG

Adega Velha

A visita terminou com uma uma prova de vinhos comentada junto ao “Lugar do Vinho”, uma antiga escola primária abandonada, hoje reabilitada em adega velha que centraliza toda a produção da quase extinta uva Jampal, casta única e ex-libris da Manzwine, produtora exclusiva com certificação da variedade vinícola em Portugal.

I13244-PROVACOMENTADA.JPG

Prova de vinhos ManzWine comentada

No jantar-conferência e de Natal, que decorreu no Hotel Vila Galé Ericeira, o presidente da A2S e vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, Joaquim Sardinha, deu as boas-vindas aos GAL, passando depois a palavra à presidente da Federação Minha Terra, Maria João Botelho, que chamou o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, à tribuna para uma intervenção sobre a "Cidade Europeia do Vinho 2018 – Torres Vedras e Alenquer”. Este momento de convívio e de reflexão terminou dentro do espírito natalício com uma troca de presentes regionais.

I13244-JANTARCONFERENCIA.JPG

Joaquim Sardinha (presidente da A2S e vice-presidente da CM de Mafra) | Carlos Bernardes (presidente da CM de Torres Vedras)

I13244-JANTARCONFERENCIAXA.JPG

Jantar-Conferência

A 8ª sessão de trabalho para o ponto de situação e troca de experiências DLBC, no âmbito do projeto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”, desenrolou-se no dia 18 de dezembro, no auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva. Iniciou-se com uma Inspiring Talk sobre Marketing e Comunicação de Resultados, dinamizada por Nuno Santos, antes de prosseguir para uma sessão de trabalho que juntou meia centena de técnicos de 36 GAL do continente. As Regiões Autónomas também estiveram representadas por dois GAL dos Açores – ARDE e GRATER – e o GAL ACAPORAMA da Madeira.

I13244-SESSDLBCXLEADER01.JPG

Agenda da Sessão LEADER/DLBC

O encontro realizou-se no âmbito do projeto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”, que reúne a Federação Minha Terra, enquanto entidade gestora, e uma parceria constituída pela DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural/Rede Rural Nacional (DGADR/RRN) mais 53 GAL, de norte a sul do país, em torno da capacitação das equipas e da capitalização da experiência e do trabalho desenvolvido por todos.

O projeto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”, no âmbito do qual esta atividade foi desenvolvida, é apoiado pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER, no contexto do Portugal 2020.

I13244-LOGOS.JPG

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4