Sessão de trabalho LEADER/DLBC em Valença

2018-07-18

Entre 4 e 6 de julho, mais de meia centena de técnicos e coordenadores de Grupos de Ação Local (GAL) de todo o país rumaram a Valença do Minho para participar num conjunto de sessões de trabalho organizadas pela Federação Minha Terra em colaboração com a Adriminho - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho.

I13206-OFICINA.JPG

As jornadas de trabalho arrancaram num auditório da Escola Superior de Ciências Empresariais com a oficina sobre o “Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD)” orientada por Joaquim Amado, da Associação Terras Dentro. Esta ação de sensibilização das equipas técnicas dos GAL para o RGPD e a sua aplicação nas Associações de Desenvolvimento Local/GAL propôs uma visão integrada da matéria, proporcionada pelo facto do orientador da oficina ser jurista e coordendor de GAL, conjugando assim competências jurídicas com a experiência de trabalho num grupo de ação local.

No final deste primeiro dia de trabalho, seguiu-se então uma visita guiada às muralhas da Fortaleza de Valença e de um Verde de Honra, ambos oferecidos pela Câmara Municipal de Valença.

I13206-VISITA2.JPG

À noite, a ADRIMINHO elegeu o espaço do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas, financiado no âmbito do PRODER, para a realização do habitual jantar-conferência subordinado, nesta ocasião, ao tema “Ordenamento do Território e Desenvolvimento Rural: o contributo dos Grupos de Ação Local” que contou com a intervenção de Álvaro Domingues, ilustre geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, natural do município vizinho de Melgaço.

I13206-JANTAR.JPG

A 6ª sessão de trabalho para o ponto de situação e troca de experiências DLBC, no âmbito do projeto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”, desenrolou-se no segundo dia, contando novamente com a presença de cerca de meia centena de técnicos de Grupos de Ação Local.

I13206-SESSDLBC.JPG

O encontro amplamente participado realizou-se no âmbito do projeto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”, que reúne a Federação Minha Terra, enquanto entidade gestora, e uma parceria constituída pela DGADR – Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural/Rede Rural Nacional (DGADR/RRN) mais 53 GAL, de norte a sul do país, em torno da capitalização da experiência e do trabalho desenvolvido por todos.

O projeto “Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar”, no âmbito do qual esta atividade foi desenvolvida, é apoiado pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER, no contexto do Portugal 2020.

I13206-LOGOS.JPG


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]