Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Semana Cultural – Lugares de globalização

2018-03-14

A Semana Cultural – Lugares de Globalização vai invadir Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo, de 16 a 24 de março, com um seminário, jornadas técnicas e um programa cultural de grande envergadura.

I13160-SEMXNOMEX.JPG

Abre, a 16 de março, em Lagos, com o Seminário Fundamentos – Multiculturalidade – Cooperação – Turismo, pensado como um espaço de encontro de responsáveis de diversos lugares e setores de atividade, especialistas, investigadores e público em geral.

As Jornadas Técnicas, a 19 e 20 de março, em Silves, e 21 e 22 de março, em Monchique, vão reunir técnicos, profissionais e especialistas em património e turismo interessados em debater temas relevantes para o desenvolvimento do turismo cultural, aliado ao património material e imaterial, com recurso a novos conceitos na criação de conteúdos e novas tecnologias.

O programa cultural semeado pelas cinco cidades vai incluir: sessões de videomapping nos monumentos históricos, visitas ao património, concertos e performances audiovisuais, noites de contos, teatro, dança e vídeo art, palestras temáticas, espetáculos de rua, entradas gratuitas em equipamentos culturais, exposições de artes plásticas, arte urbana.

“A história dos lugares constrói-se em torno do conhecimento, vivências e memórias coletivas, associadas a esses lugares, ao longo do tempo. Promover o reencontro com essas vivências e memórias acrescentando valor e novas vivências e memórias, acrescenta valor ao lugar e novos significados” é o lema desta parceria constituída pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, a Direção Regional de Cultura do Algarve, os municípios de Aljezur, Lagos, Monchique, Silves e Vila do Bispo, a Região de Turismo do Algarve e a Associação LAC – Laboratório de Atividades Criativas, que quer contribuir para afirmar o Algarve enquanto destino cultural e desenvolver uma cultura de empreendedorismo pela afirmação dos seus valores culturais e patrimoniais.

É a primeira edição de um conjunto de três e parte da ideia dos lugares que o Algarve alberga e que estão a ser alvo de um processo de salvaguarda da narrativa, associada ao imaginário de importantes mudanças históricas, em torno da sua história comum e apresenta uma dimensão ligada ao conhecimento e reflexão de modo a permitir debate e apresentação de temáticas e abordagens em torno do património cultural e turismo e complementarmente apresenta uma programação cultural. 

Saiba mais e inscreva-se em Semana Cultural – Lugares de globalização

 

 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4