Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ROTA DO GUADIANA

Associação de Desenvolvimento Integrado

Morada: Rua da Capelinha, 7

7830–405 SERPA

Tel.: +351 284 540 220

E-mail: rota@rotaguadiana.org

Site: www.rotaguadiana.org

 

Território: Margem Esquerda do Guadiana

Área: 2.749 km2

Habitantes: 40.410 hab.

Densidade populacional: 14,6 hab./km2

I10390-ROTAXDOXGUADIANA.JPG 

Margem Esquerda do Guadiana

A Margem Esquerda do Guadiana, estruturada a oeste pelo rio Guadiana e a este pela linha de fronteira que divide os dois países ibéricos, ocupa os concelhos de Barrancos, Moura, Mourão e Serpa, e duas freguesias do de Mértola (Corte do Pinto e Santana de Cambas.

A designação do território de intervenção do GAL advém não só da sua localização geográfica mas também dos diversos acontecimentos históricos que marcaram de forma indelével a sua cultura e identidade. E é este conjunto de afinidades, quer do ponto de vista geográfico, quer histórico, que lhe confere grande potencial de desenvolvimento.

Pouco a pouco, numa perspetiva integrada de valorização dos recursos endógenos e captação de recursos exógenos, o território tem vindo a apresentar experiências e iniciativas que contrariam algumas das suas maiores fragilidades.

A construção de boas acessibilidades e de grandes empreendimentos (como a Barragem de Alqueva), a par da diversificação de atividades em meio rural, têm contribuído para uma maior atratividade do território. A nível ambiental, parte significativa do território integra-se na Rede Natura 2000.

Da Margem Esquerda do Guadiana saem vinhos afamados, azeite de grande qualidade com DOP (Denominação de Origem Protegida), um inigualável queijo (Serpa) – igualmente DOP, que é dos queijos portugueses mais apreciados, e um presunto – de Barrancos – obtido exclusivamente a partir de porco de raça Alentejana e detentor da única DOP para presuntos no país.

Outros Artigos em Associados:

ASDEPR

ADER-SOUSA

ADRAT

IN LOCO

ADRUSE

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4