Quinta do Retiro – Agroturismo e produção de marmeladas, geleias e patês biológicos

Nas margens do rio Côja existe uma quinta de 45 hectares, envolvida por árvores autóctones centenárias, chamada Quinta do Retiro. Três edifícios - um antigo lagar, a “Casa do Guarda Matas”, desenhada pelo arquiteto italiano Nicola Bigaglia (1841-1908), uma casa agrícola arrendada a caseiros, e um espaço verde, “Senhora da Ribeira”, com cerca de 15 hectares, aberto ao público e dedicado a atividades de lazer, compõem a propriedade do século xviii dos herdeiros da família Olazabal. É neste cenário de exceção, património da Casa da Ínsua, que Vicente Olazabal idealizou uma quinta de conceito integrado biológico com produção de marmelo, vinho, olival, castanhas, nozes, avelãs e mel, consubstanciada por uma unidade de agroturismo e uma unidade de transformação agroalimentar de produtos biológicos certificados da quinta a lançar no mercado nacional. As duas unidades beneficiaram de apoio LEADER-PDR2020 através de dois projetos aprovados pelo GAL ADD 2020.

I13987-IMGX9660.JPG

A unidade de agroturismo, na antiga casa dos caseiros é constituído por quatro alojamentos individualizados da tipologia apartamento, com zonas de conforto e relaxamento.

Na unidade de transformação agroalimentar, que ocupa o antigo lagar, acrescenta-se valor aos produtos agrícolas da quinta.

I13987-SRXXXRIBEIRAXREPRESA.JPG

Os hóspedes têm ao seu dispor um leque diversificado de experiências, desde participar da dinâmica e das rotinas da quinta - colheita de frutos e legumes da horta; confeção de marmeladas, geleias e patês vegetais biológicos, ao simples desfrutar da paisagem, num percurso pedestre ou de bicicleta.

Operação: 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização e 10.2.1.3 – Diversificação de atividades na exploração do PDR2020

Promotor: Vicente Olazabal Albuquerque – CCH (representado pelo cabeça de casal: Maria Olazabal)

Localização: Senhora da Ribeira, Penalva do Castelo

Investimento total elegível: 284.202,92 euros

Despesa pública: 137.577,21 euros

Postos de trabalho: 2

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADD 2020 no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]