Projeto SCAPEFIRE propõe um novo modelo de ordenamento do território

2019-04-15

Decorreu no dia 5 de abril no Salão Nobre do ISA – Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, a primeira reunião do projeto SCAPEFIRE, cuja parceria integra a Federação Minha Terra.

O projeto que visa propor um modelo de ordenamento do território rural que permita a prevenção de incêndios, atendendo à sustentabilidade ecológica, económica e social da paisagem, reúne numa parceria abrangente o meio académico e de investigação – Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Évora, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Fundação Pau Costa, Direção-Geral do Território –,o poder autárquico, através das Câmaras Municipais da Pampilhosa da Serra e de Leiria, e o associativismo para o desenvolvimento local, através da Federação Minha Terra.

A reunião que teve como objetivo a apresentação do projeto e do plano de ação, assim como a interação entre os diferentes parceiros, contou com um conjunto de intervenções técnico-científicas de diversas entidades parceiras do projeto. Assim, abordou-se o modelo português de ordenamento do território e a sua responsabilidade na ocorrência de incêndios florestais, a importância da vegetação autóctone para tornar as paisagens mais saudáveis e prevenir grandes incêndios, os efeitos do fogo na paisagem e a adaptação da arquitetura aos desafios do fogo, mas também o envolvimento dos cidadãos nos processos de desenvolvimento da ciência e de tomada de decisão e a utilização de ferramentas cartográficas na definição de um novo modelo de ordenamento do território.

Para além da apresentação do projeto e das intervenções técnico-científicas a reunião contou ainda com vários momentos de discussão e debate.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]