Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território em discussão pública

2018-05-03

Entre 30 de abril e 15 de junho, decorre o período de discussão pública da alteração do Programa Nacional de Política de Ordenamento do Território (PNPOT).

De olhos postos no horizonte 2030, afigurou-se, de facto, como incontornável a necessidade de alterar o PNPOT e, por conseguinte, de elaborar um novo programa de acção a dez anos, consubstanciado por três documentos – o Diagnóstico, a Estratégia e o Modelo Territorial e a Agenda para o Território (Programa de Ação).

A discussão pública em curso incide especificamente sobre os dois documentos – a Estratégia e o Modelo Territorial e a Agenda para o Território –, estando, no entanto, também disponível para consulta o Diagnóstico Territorial, enquanto atualização do PNPOT de 2007, com enfoque nas dinâmicas da última década, incorporação de informação mais recente e de análises territoriais renovadas.

Pretende-se com este processo provocar um diálogo alargado e promover a reflexão sobre condicionantes, oportunidades e desafios que se colocam ao território nacional e sobre os objetivos de ordenamento e desenvolvimento a prosseguir, com base numa visão territorial informada.

Esta proposta de alteração do PNPOT incide num novo programa de ação e num novo regime de gestão, acompanhamento e monitorização. É uma orientação para as políticas setoriais e para os planos e programas de âmbito nacional, regional e local, em articulação com os programas de investimentos estruturais mais importantes.

O processo participativo contempla a realização de uma série de sessões públicas. Embora estejam previstas mais datas noutros pontos do país, para o mês de maio já estão anunciadas as seguintes sessões:

  • 16 de maio, em Lisboa;
  • 18 de maio, em Coimbra;
  • 25 de maio, no Porto;
  • 28 de maio, em Évora.

Saiba mais em http://pnpot.dgterritorio.pt/, registe-se AQUI para acompanhar o processo  e participe na discussão pública no Portal Participa!

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4