Acerca da Minha Terra
Área de Associados

PRÓ-RAIA

Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte

Morada: R. General Póvoas, nº 28

6300-714 Guarda

Tel.: +351 271 210 210

E-mail: pro-raia@pro-raia.pt

Site: http://pro-raia.pt/

 

Território: Raia Centro Norte

Área: 1.535,3 km2

Habitantes: 58.693 hab.

Densidade populacional: 38,2 hab./km2

I10388-PRXX-RAIAT.JPG 

Raia Centro Norte

Guarda e Sabugal. Os dois concelhos, do distrito da Guarda, integram o território de intervenção do GAL. Dadas as características de montanha do território – delimitado pelas serras da Estrela e da Malcata – a agricultura, a pecuária e a silvicultura assumem particular importância na economia local.

Não obstante esta estrutura económica de forte ruralidade, o território regista um elevado número de pequenas e médias empresas e estabelecimentos comerciais, localizados sobretudo nas sedes de concelho.

Com grande diversidade de recursos naturais – Parque Natural da Serra da Estrela, Reserva natural da Serra da Malcata, rios Côa e Mondego – o território vira-se, cada vez mais, para o turismo. A oferta, de alojamento e espaços de lazer, tem vindo a aumentar, reforçando a competitividade do território.

No capítulo do património edificado merecem destaque o Castro do Jarmelo, a Anta de Pêra do Moço e a Sé da Guarda, no concelho da Guarda. No Sabugal, sobressaem os cinco castelos e pelourinhos do concelho, a Aldeia Histórica de Sortelha e numerosas estações arqueológicas, como a de Sabugal Velho, na freguesia de Aldeia Velha, e Caria Talaya.

Este território é ainda cenário de grandes tradições… Uma das mais marcantes é a capeia. Festa única no país realizada nas aldeias fronteiriças do concelho de Sabugal com o tradicional “forcão”.

Quanto ao artesanato é obrigatório referir os tradicionais cobertores de papa de Maçainhas. É nesta aldeia, da Guarda, que se encontra a última fábrica do país que ainda produz estes cobertores de lã de ovelha, com o seu característico pêlo comprido e riscas coloridas.

Outros Artigos em Associados:

ADRAT

TAGUS

ADRITEM

PINHAIS DO ZÊZERE

CHARNECA

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4