Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Preocupados com o futuro das zonas rurais

2019-02-11

Atualizado a 11-03-2019

Tornar as zonas rurais no motor de uma Europa sustentável é tema da conferência conjunta do Comité Económico e Social Europeu (CESE) e do Parlamento Rural Europeu (PRE) que terá lugar nas instalações do CESE, em Bruxelas, a 14 de março, sendo também transmitida pela internet. Maria João Botelho, na qualidade de Presidente da ELARD, integrará o painel dedicado ao apelo urgente ao reforço do papel das zonas rurais no seio de uma Europa sustentável.

I13264-19X93-600X360-WEBX.JPG

O CESE e o PRE estão ambos preocupados com o futuro das zonas rurais, que é, por tendência, descurado pelos responsáveis políticos e eleitos. Num esforço para orientar as políticas de acordo com a via fixada na Declaração de Cork 2.0, o PRE e o CESE têm promovido diligências junto da UE para a necessidade de propor ações destinadas a apoiar às zonas rurais.

Nesta conferência vai estar em discussão a forma de integrar a dimensão de futuro das zonas rurais europeias, à luz das próximas mudanças (documento de reflexão “Rumo a uma Europa mais sustentável até 2030”, política agrícola comum, quadro financeiro plurianual, etc.), nas políticas da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu que se seguem, com vista a promover uma Europa mais sustentável. No final serão elaboradas recomendações de política para o novo Parlamento Europeu e próxima Comissão Europeia, que servirão para alimentar o parecer do CESE relativo ao Documento de Reflexão que deverá ser adotado em julho de 2019.

Aceda ao programa da conferência e ao formulário de inscrição. Mais informações através do e-mail nat-events@eesc.europa.eu

Acompanhe a conferência online em:

https://www.eesc.europa.eu/en/agenda/our-events/events/making-rural-areas-engines-sustainable-europe/webstream 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4