2014-08-13
A próxima sessão de esclarecimento sobre a pequena produção agrícola, promovida pela Associação In Loco, no âmbito do projeto Cordão Verde, acontece a 3 de setembro, em Tavira.
A sessão terá lugar no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Sotavento Algarvio, parceiro da iniciativa, entre as 15h e as 17h.
Dar apoio aos agricultores, ao nível do enquadramento legal e fiscalidade é o objetivo das sessões que a Associação In Loco tem vindo a realizar, desde junho, em parceria com as juntas de freguesia e outras entidades do seu território de intervenção.
Esclarecer os agricultores sobre como devem exercer a sua atividade, estar coletados, qual o regime de contabilidade mais adequado, ou o tipo de faturação a realizar, são algumas das questões abordadas nestas sessões, suscitadas pelas alterações recentes à fiscalidade da atividade agrícola.
As sete sessões realizadas entre junho e julho contaram com cerca de 160 participantes de diversas áreas profissionais (técnicos, agricultores, comerciantes agrícolas, funcionários das juntas de freguesia, representantes de associações e cooperativas), que apresentaram inúmeras dúvidas sobre o exercício da atividade, de grande importância na região.
Concluídas as sessões, está prevista a edição de um Guia de Apoio à Agricultura a disponibilizar a todos os interessados.
Para mais informações, contactar a Associação In Loco, Equipa do projeto Cordão Verde, Tel. 289 840 860, E-mail cordaoverde2013@gmail.com
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]