Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Papel das organizações da sociedade civil na construção da Europa em discussão na Covilhã

2019-05-10

Decorre no próximo dia 23 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã, o seminário “Reclaim Europe! – As organizações da sociedade civil e a construção da democracia na Europa a partir dos territórios”. O objetivo é juntar associações, movimentos e outros grupos da sociedade civil para uma discussão de ideias, reivindicações e propostas para promover a participação de todos nos processos de construção da Europa e influência dos processos de decisão.

No âmbito do projeto “Reclaim Europe!”, que visa identificar e discutir formas de promover a construção das políticas europeias pelos cidadãos, de uma forma conjunta e participada, a Fundação Friedrich Ebert em parceria com a CooLabora, o Mestrado de Ciência Política da Universidade da Beira Interior (UBI), a Biblioteca da UBI e a ANIMAR vão levar a cabo este seminário no dia 23 de maio entre as 14h e as 18h, no Auditório da Biblioteca Municipal da Covilhã.

A iniciativa começará com uma sessão de apresentação do projeto e das entidades envolvidas. Seguir-se-á uma sessão de informação e debate relacionada com os temas da cidadania europeia e do financiamento comunitário, estando previstas as participações de Jorge Brandão, Chefe de Divisão na CCDR Centro e de Martín Rodriguez Alberdi, investigador no think tank alemão European Democracy Lab. A partir das 15h30 terá lugar uma discussão em grupos de trabalho sobre a influência do trabalho das organizações da sociedade civil no território e na Europa. As atividades terminam com a apresentação dos resultados alcançados e um debate sobre ideias a explorar no futuro.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, que deve ser realizada através deste link. O programa está disponível em anexo.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4