Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve

2017-07-31

In Loco foi abordada pela Direção-Geral de Saúde para dinamizar a realização de um projeto-piloto na região do Algarve com vista à criação de um Observatório de Segurança Alimentar e de uma estratégia de combate às situações de insegurança alimentar, passível de ser posteriormente disseminado por todo o país.

I13030-IMAGEM1.JPG

No mês de agosto, arranca um programa de avaliação regional do estado de insegurança familiar, de capacitação dos técnicos envolvidos nesta matéria e de demonstração dos benefícios e da simplicidade de uma alimentação saudável e económica com base na Dieta Mediterrânica junto dos agregados familiares em situação de maior risco de insegurança alimentar.

O programa de acção do projeto-piloto vai estender-se por um ano e vai ser implementado por uma equipa pluridisciplinar composta por nutricionistas, chefs, antropólogos, sociólogos, que vão contar com o apoio de uma rede regional de técnicos dos municípios, de entidades privadas e públicas que intervêm na área social.

E porque o projeto é de envergadura e vai exigir um esforço de toda a região para fazer chegar junto das famílias um conjunto de princípios simples e práticas fáceis de concretizar, mas que produzem efeitos de grande impacto na saúde dos seus elementos, a In Loco reuniu à sua volta um conjunto importante de parceiros – a Administração Regional de Saúde; todos os municípios da região integrados na AMAL, e responsáveis pelas Comissões Locais de Ação Social; a Universidade do Algarve e a Segurança Social.

I13030-IMAGEM2.JPG

Contexto de intervenção

Um em cada dez agregados familiares portugueses já sentiu algum grau de insegurança alimentar. Em causa estão problemas económicos que dificultaram a manutenção de uma alimentação saudável e em quantidades adequadas. As famílias passaram a adotar práticas alimentares desequilibradas com impactos sérios na saúde, particularmente dos jovens e idosos.

À escala nacional, o panorama é grave. Já mais de metade da população tem excesso de peso ou é obesa, segundo o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física 2015-2016, recentemente publicado. De acordo com Pedro Graça, diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável da Direcção-Geral da Saúde, são evidentes as influências das desigualdades sociais nas doenças de origem alimentar.

O Algarve não está imune a este problema nacional e apresenta mesmo, nos resultados do inquérito de insegurança alimentar INFOFAMILIA, aplicado pela DGS desde 2011, elevados fatores de risco e valores preocupantes de abandono da Dieta Mediterrânica, particularmente nos jovens.

O Plano de Ação do (In) Segurança Alimentar, encontra-se em anexo.

Documentos Anexos:

Plano de Ação

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4