Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve, um projeto em curso

2018-05-10

“O Prato certo”. Faz as escolhas certas à mesa! é o lema do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA), que tem como objetivo demonstrar que a alimentação pode e deve ser deliciosa, saudável e económica, ao alcance de todos.

I13188-IMAGEM1.JPG

Realizou-se a 8 de Maio em Portimão, a terceira sessão prática para a educação alimentar orientada pelo ORSAA, dinamizado pela Associação In Loco em parceria com o Município de Portimão. Nas instalações do Centro Comunitário do Alvor, agregados familiares e comunidades locais assistiram a um showcooking, sendo também convidados a pôr literalmente as “mãos na massa”. Do lado da organização estiveram técnicos do município de Portimão e a equipa do Observatório, que inclui nutricionistas, chefs e diversos colaboradores especializados em alimentação saudável.

No final da sessão, os participantes, inicialmente céticos, ficaram convencidos que escolhas certas e informadas são o caminho para uma alimentação saudável. Mais ainda, assumiram o compromisso de serem os "embaixadores" junto da comunidade dos conhecimentos, truques e técnicas práticas para uma alimentação mais saudável e acessível adquiridos neste contexto.

Uma estratégia experimental de sensibilização e educação alimentar

Através de princípios do estilo de vida mediterrânico e do seu padrão alimentar, está a desenhar-se uma estratégia experimental de sensibilização e educação alimentar que visa derrubar alguns dos preconceitos e mitos que têm afastado uma parte significativa da população portuguesa da matriz cultural mediterrânica e do seu regime alimentar. Comer de forma económica produtos locais, sazonais, sem desperdício, utilizando o azeite como gordura principal, privilegiando os ensopados e cozidos aos fritos, destacando os vegetais e as leguminosas e usando muita criatividade na preparação das refeições, onde não faltam as ervas aromáticas são alguns dos pontos-chave dessa matriz.

O diagnóstico de níveis elevados de insegurança alimentar, ou seja, de dificuldades dos agregados familiares em acederem a uma alimentação saudável e acessível, realizado por este projeto-piloto promovido pela Direção Geral de Saúde e dinamizado pela In Loco na região do Algarve releva a necessidade de aumentar os níveis de informação. Mais de metade da população da região é pré-obesa ou obesa e apenas um quarto dos inquiridos adota o regime alimentar mediterrânico no seu dia-a-dia.

Ponto de situação do Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve

Nove de 17 “ações de capacitação técnica” já foram realizadas, captando 160 técnicos das autarquias, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e escolas. Antes de Portimão, as sessões práticas dedicadas aos agregados familiares passaram por Alcoutim e São Brás de Alportel, obedecendo ao mesmo alinhamento.

Decorridos oito meses do início do projeto, o trabalho de terreno da equipa do ORSAA decorre em paralelo com o design e a construção das ferramentas de comunicação, que toda a parceria passará a poder utilizar para a promoção de uma alimentação adequada, nomeadamente:

  • um vídeo que estimulará comportamentos e atitudes promotores da alimentação saudável e acessível;
  • um guião para a realização de ações de educação alimentar de acordo com os princípios da Dieta Mediterrânica;
  • um “Livro de Receitas” com toda a informação necessária à confeção de receitas simples, apetitosas, saudáveis e económicas.

Estes conteúdos e muito mais estarão em breve disponíveis ao público na plataforma www.pratocerto.pt por ora ainda em desenvolvimento, possibilitando a partilha de boas práticas, o mapeamento da insegurança alimentar, o download de receitas e sugestões, a busca por produtores agroalimentares locais, a consulta de documentos de referência e de toda a informação necessária para tomar decisões informadas quanto às escolhas do dia-a-dia para tornar a alimentação mais apetitosa, saudável e económica.

O momento alto final do projeto, agendado para 25 de junho na Universidade do Algarve, será um espaço de partilha de experiências e expetativas pelos parceiros, convidados e todos os envolvidos nas atividades do Observatório para a sustentabilidade deste projeto-piloto que foi desenvolvido de forma a poder ser replicado noutras regiões do país.

Entretanto, o calendário das próximas ações de capacitação técnica encontra-se na página de Facebook @opratocerto. A entrada é livre e a inscrição obrigatória.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4