Acerca da Minha Terra
Área de Associados

O Parlamento e a In Loco recomendam a Dieta Mediterrânica

2018-03-13

O 13 de março é não só dia de apresentação nacional do projeto Interreg MEDFEST, no mercado de Alvalade, em Lisboa, como é dia de publicação em Diário da República da Resolução de Assembleia da República n.º 67/2018 que recomenda ao Governo que desenvolva uma campanha nacional de promoção e valorização da dieta mediterrânica.

I13158-IMAGEM1.JPG

Os deputados da Assembleia da República, que aprovaram esta resolução a 9 de fevereiro de 2018, querem assim ver promovida e valorizada a dieta mediterrânica, à escala nacional, nos refeitórios escolares e outros refeitórios públicos.

A In Loco, coordenadora portuguesa do MEDFEST, projeto de valorização do turismo gastronómico sustentável baseado na herança da dieta mediterrânica, que reúne oito países do sul da Europa, tem vindo a defender a bandeira da dieta mediterrânica, há já alguns anos e projetos. Entre outros, refira-se a Rota da Dieta Mediterrânica (RDM) ou ainda o Observatório Regional de Segurança Alimentar.

O fio condutor sendo sempre a dieta mediterrânica, enquanto o projeto da RDM pretende qualificar, organizar e disponibilizar locais e recursos patrimoniais, reunindo no seu seio empresas e entidades empenhadas no fortalecimento económico e cultural desta dieta, o Observatório Regional de Segurança Alimentar visa, por sua vez, implementar, na região do Algarve, um projeto piloto de sistema de monitorização e avaliação da (in)segurança alimentar, passível de replicação noutras regiões do país, tendo por base os objetivos do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS)/Direção Geral de Saúde e Administração Regional de Saúde (ARS), privilegiando os princípios da Dieta Mediterrânica.

 

 

 

 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4