Acerca da Minha Terra
Área de Associados

O Futuro da Abordagem LEADER/DLBC no pós-2020

2018-06-15

 

A estância balnear de Albena na Bulgária foi palco, de 4 a 7 de junho, da 5ª conferência internacional LEADER/DLBC neste país dos Balcãs, que assumiu no início deste ano a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. A organização deste evento que acolheu cerca de 300 participantes foi partilhada pela ELARD, o Ministério de Agricultura, Alimentação e Florestas da Bulgaria e a Rede LEADER Nacional da Bulgária.

I13197-3993F048-6D76-4764-8217-0E410D6EB7B6.JPEG

Frente a uma audiência composta por representantes de instituições e organismos europeus, de programas de desenvolvimento rural e operacionais, de autarquias, de autoridades de gestão, de agências de pagamento e de Grupos de Ação Local de 22 países, Maria João Botelho, na qualidade de Presidente da ELARD, comunicou na abertura da conferência a preocupação da  Associação Europeia LEADER para o Desenvolvimento Rural (ELARD) no que respeita às mais recentes notícias sobre a política de coesão e regional, assim como sobre as propostas para a nova PAC.

As apresentações focaram diferentes aspetos e perspetivas da Abordagem LEADER/DLBC. Os participantes partilharam boas práticas e conselhos de implementação desta abordagem com vista ao próximo período de programação, como também discutiram ideias de cooperação transnacional entre GAL, inclusive com países de fora da União Europeia.

As apresentações podem ser consultadas no site da ELARD.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4