Novo número do Pessoas e Lugares

2014-04-21

Dedicado aos Produtos Locais, o número de abril do jornal Pessoas e Lugares foca a relevância da temática, chamando a atenção para os desafios que se colocam às produções locais, a importância dos circuitos curtos de comercialização na aproximação (e sensibilização) de produtores e consumidores e o destaque do tema nas estratégias de desenvolvimento das ADL.

Apesar da mudança nos padrões de consumo dos portugueses, que valorizam e optam, cada vez mais, pelos produtos nacionais e do enorme potencial que estes representam, “há constrangimentos que atingem muito diretamente estas produções”, como sublinha Regina Lopes, no Editorial.

O quadro regulamentar nacional, “altamente restritivo e desadequado”, e “as quantidades insuficientes e irregulares das produções constituem, na sua opinião, as principais limitações das produções locais, cujo maior entrave é (ainda) a distribuição.

Com um bom conhecimento da realidade local e uma relação de grande proximidade com os produtores e outros agentes dos territórios, as Associações de Desenvolvimento local (ADL) têm vindo, ao longo dos últimos 20 anos, a empenhar-se em procurar formas de ultrapassar os obstáculos e as dificuldades, seja através do apoio direto a pequenas iniciativas empresarias, à abertura de lojas em espaços urbanos, à criação de rotas temáticas ou de circuitos curtos de comercialização.

E é muito deste trabalho desenvolvido – “uma prova viva de que os territórios rurais possuem muito potencial e capacidade de iniciativa – que dá conta este número do Pessoas e Lugares, frisando também a importância do Ano Internacional da Agricultura Familiar, celebrado este ano de 2014.

Em entrevista, o Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, considera que “tem havido um esforço contínuo de medidas de apoio ao pequeno produtor”, fundamentalmente, nas áreas da produção, comercialização e marketing.

Três textos de Opinião, assinados pelo Diretor Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Pedro Teixeira), pela Secretária Geral da Qualifica (Ana Soeiro) e pela Coordenadora da DESTEQUE (Aurora Ribeiro), defendem a produção local, a qualificação e comercialização dos produtos tradicionais, e a importância da sua valorização nas estratégias de desenvolvimento dos territórios rurais.

[ver edição online]






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]