Acerca da Minha Terra
Área de Associados

“Norte Empreende – Sabores e Saberes Rurais” atrai mais de 120 empreendedores

2018-06-28

De 13 a 15 de julho, a Alfândega do Porto vai ser palco de uma mostra de 140 novas empresas cuja criação foi incentivada no âmbito do projeto Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte (EMER-N). A “Norte Empreende – Sabores e Saberes Rurais” será uma feira de serviços e de produtos regionais, de seminários, de sessões de networking e de animação cultural, assumindo-se como um ponto alto e o testemunho dos resultados alcançados pela implementação na região Norte de Portugal do projeto EMER–N.

I13204-SEMXNOME.JPG

Os números falam por si só: a partir de uma rede de 15 entidades parceiras, com o apoio de mais de 40 mentores e 20 especialistas, foi possível apoiar mais de 900 empreendedores e criar mais de 200 novos negócios, geradores de um volume de negócios superior a 20 milhões de euros.

Esta feira será mais um marco no percurso destes novos empreendedores dos setores da agricultura, turismo, agroalimentar, bebidas, artesanato e têxtil que têm aqui uma oportunidade de mostrar os seus produtos junto de potenciais clientes. 

Ao nível do projeto em si, este evento quer ser uma mostra do dinamismo dos empreendedores dos territórios de baixa densidade dos 86 municípios do Norte de Portugal. É uma oportunidade para se evidenciarem as potencialidades do interior, dinamizando o seu tecido económico e empresarial, criando emprego e riqueza, apostando no rendimento como fator determinante para sediar população e revitalizar o território. O EMER-N representa um investimento no fator mais importante dos territórios que são as pessoas.

O projeto EMER-N, financiado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020, através do FEDER, resulta de uma parceria de 15 entidades, das quais duas associações empresariais (In.Cubo e IET – Instituto Empresarial do Tâmega), três instituições públicas do ensino superior (UTAD, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Politécnico de Bragança) e dez associações de desenvolvimento local (Ader-Sousa, Adrat, Adritem, Adrimag, Atahca, Adriminho, Corane, Desteque, Dolmen e Douro Superior). Ao longo dos últimos dois anos, técnicos experientes aplicaram uma metodologia de apoio de proximidade a empreendedores, aos micro e pequenos negócios e à criação de empresas.

Consulte o programa em anexo.

Documentos Anexos:

Programa

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4