“Norte Empreende – Sabores e Saberes Rurais” atrai mais de 120 empreendedores

2018-06-28

De 13 a 15 de julho, a Alfândega do Porto vai ser palco de uma mostra de 140 novas empresas cuja criação foi incentivada no âmbito do projeto Empreendedorismo em Meio Rural na Região Norte (EMER-N). A “Norte Empreende – Sabores e Saberes Rurais” será uma feira de serviços e de produtos regionais, de seminários, de sessões de networking e de animação cultural, assumindo-se como um ponto alto e o testemunho dos resultados alcançados pela implementação na região Norte de Portugal do projeto EMER–N.

I13204-SEMXNOME.JPG

Os números falam por si só: a partir de uma rede de 15 entidades parceiras, com o apoio de mais de 40 mentores e 20 especialistas, foi possível apoiar mais de 900 empreendedores e criar mais de 200 novos negócios, geradores de um volume de negócios superior a 20 milhões de euros.

Esta feira será mais um marco no percurso destes novos empreendedores dos setores da agricultura, turismo, agroalimentar, bebidas, artesanato e têxtil que têm aqui uma oportunidade de mostrar os seus produtos junto de potenciais clientes. 

Ao nível do projeto em si, este evento quer ser uma mostra do dinamismo dos empreendedores dos territórios de baixa densidade dos 86 municípios do Norte de Portugal. É uma oportunidade para se evidenciarem as potencialidades do interior, dinamizando o seu tecido económico e empresarial, criando emprego e riqueza, apostando no rendimento como fator determinante para sediar população e revitalizar o território. O EMER-N representa um investimento no fator mais importante dos territórios que são as pessoas.

O projeto EMER-N, financiado pelo Programa Operacional Regional NORTE 2020, através do FEDER, resulta de uma parceria de 15 entidades, das quais duas associações empresariais (In.Cubo e IET – Instituto Empresarial do Tâmega), três instituições públicas do ensino superior (UTAD, Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Instituto Politécnico de Bragança) e dez associações de desenvolvimento local (Ader-Sousa, Adrat, Adritem, Adrimag, Atahca, Adriminho, Corane, Desteque, Dolmen e Douro Superior). Ao longo dos últimos dois anos, técnicos experientes aplicaram uma metodologia de apoio de proximidade a empreendedores, aos micro e pequenos negócios e à criação de empresas.

Consulte o programa em anexo.

Documentos Anexos:

Programa


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]