Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Na Rota das Aldeias de Montanha

2013-11-08

Seia, 22 a 24 de novembro

A primeira edição do Portugal Walking Festival Seia propõe dois dias de passeios pedestres pelos caminhos da Serra da Estrela, em redor das aldeias de Loriga, Cabeça e Alvoco da Serra. Uma iniciativa da associação ADRUSE, no âmbito do projeto de cooperação QTA - Qualificação do Turismo Ativo.

 

Os quatro percursos previstos para os dois dias convidam à descoberta da Garganta e Vale de Loriga, ao redor desta vila e da Aldeia de Cabeça, da Aldeia de Alvoco da Serra, na companhia do Guardião da Aldeia, e ainda do CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela. Está ainda previsto um jantar para saborear as iguarias da rica gastronomia beirã e serrana.

«Afirmar a região da Serra da Estrela e as Aldeias de Montanha como destino dos praticantes de passeios pedestres, portugueses e estrangeiros, mostrando uma nova visão turística do território, onde se rompe com o estigma de ser apenas um destino de neve e frio», é o objetivo do evento, assente na promoção da região como destino de Turismo de Natureza.

Com especial enfoque nos percursos pedestres, a iniciativa visa divulgar a Rede de Percursos que está em desenvolvimento no território das Aldeias de Montanha - Os Caminhos de Montanha que totalmente implementada compreenderá 14 rotas, totalizando cerca de 100km de caminhos devidamente sinalizados e com informação disponível, em formato de guias, para os caminheiros.

Promovido pela ADRUSE - Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, integra o projeto de cooperação QTA - Qualificação do Turismo Ativo, que junta, atualmente, na medida da cooperação LEADER 13 GAL do continente e 2 GAL dos Açores, com o objetivo de valorizar e promover os recursos ambientais dos territórios rurais, através da criação de uma rede sustentável de parceiros para a oferta de destinos turísticos centrados nas atividades desportivas na natureza.

 

Mais informação e inscrições em

www.portugalwalkingfestival.com/seia

www.facebook.com/portugalwalkingfestival

Documentos Anexos:

Cartaz

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4