Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Jornadas de valorização do cidrão

2013-01-08

«Cidrão - Um fruto mediterrânico quase esquecido, contributos para a sua valorização" foi o tema das jornadas técnicas promovidas pela ATAHCA, no Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, a 15 de dezembro.

 

Organizadas em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, as jornadas contaram com 75 participantes, entre produtores agrícolas, técnicos, responsáveis de entidades públicas e privadas ligadas ao sector agrário e ao ensino e investigação.

No final dos trabalhos ficou a convicção de que o cidrão é um fruto com elevado potencial de mercado pelas suas propriedades e características naturais, que a região do Alto Cávado pode produzir facilmente, dadas as ótimas condições edafo-climáticas.

 

 

Quase extinto, o cidrão, aparentado do limão, muito comum na região do Alto Cávado nos séculos XVII-XVIII, poderá constituir assim uma boa oportunidade para quem quiser apostar na sua cultura, numa lógica de diversificação e rentabilização da atividade nas explorações agrícolas.

Para além de dar a conhecer o cidrão, as intervenções abordaram aspetos técnicos da cultura do fruto, as formas de transformação utilizadas na indústria, nomeadamente a confitagem e a cristalização, e ainda a sua utilização na confeção de bolos, como o bolo-rei, e na doçaria.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade - e o privilégio - de degustar várias especialidades confecionadas com cidrão, como pastéis e toucinho-do-céu com cidrão, bolo-rei, compotas e doces, infusões de folhas e cascas e licor.

 

 

Artigo relacionado

Cidrão - Sabe o que é?

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4