Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Incentivos ao empreendedorismo e ao Emprego no Ribatejo Interior

2017-06-09

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior vai realizar três sessões de esclarecimento sobre os apoios do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E) no seu território.

À razão de uma por concelho – Abrantes, Constância e Sardoal – e sempre com início às 18h00 (consultar programa em anexo), as sessões vão também contar com a participação da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo – CIMT(*).

O SI2E apoia projetos de micro e pequenas empresas orientados para a criação de emprego. Cada investimento pode ser subsidiado, simultaneamente, na vertente de obras e equipamentos e na de criação de postos de trabalho.

A TAGUS é gestora deste incentivo, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e Fundo Social Europeu (FSE), para projetos até 100 mil euros de investimento físico a implementar em Abrantes, Constância e Sardoal.

As candidaturas aprovadas podem contar com um apoio de 40 por cento das despesas elegíveis. As empresas com menos de 5 anos de existência chegam aos 50 por cento e os projetos enquadrados na estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural) da TAGUS aos 60 por cento de financiamento.

Nos postos de trabalho, a comparticipação pode chegar até 18 meses de apoio (com limite mensal do valor correspondente ao IAS – Indexante de Apoio Social), conforme o tipo de contrato e outras características do projeto.

O concurso da TAGUS no âmbito do SI2E, integrado no DLBC Rural, vai estar aberto até 29 de Dezembro deste ano, dividido por três fases de apresentação de candidaturas.

MoovIdeias

As sessões de divulgação do SI2E vão também contemplar a divulgação do MoovIdeias, inserido no projeto Médio Tejo – Vive o Empreendedorismo, promovido pela CIMT, TAGUS, PINHAL MAIOR e ADIRN, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas e co-financiado pelo FEDER.

Inscrição nas sessões de divulgação na página da TAGUS.

(*) Para projetos com um investimento elegível entre 100.000€ e 235.000€, a gestão do SI2E fica é da responsabilidade da CIMT, cujo território abrange os concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Documentos Anexos:

Agenda das sessões de divulgação do SI2E

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4