Acerca da Minha Terra
Área de Associados

IN LOCO

Desenvolvimento e Cidadania

Morada: Av. da Liberdade N.º 101

8150-101 S. Brás de Alportel

Tel.: +351 289 840 860

E-mail: geral@in-loco.pt

Site: www.in-loco.pt

 

Território: Interior Algarve Central

Área: 1.680,40 Km2

Habitantes: 68.562 hab.

Densidade populacional: 40,80 hab./km2

I10382-INXLOCOT.JPG 

Interior Algarve Central

O território do GAL IN LOCO situa-se no interior central do Algarve, no “coração da Serra do Caldeirão”, abrangendo os concelhos de Loulé (freguesias de Alte, Ameixial, Salir, Benafim, Querença, Boliqueime, São Clemente, São Sebastião e Tôr), S. Brás de Alportel, Silves (freguesias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra), Tavira (freguesias de Cachopo e Santa Catarina da Fonte do Bispo), Albufeira (freguesia de Paderne) e Faro (freguesias de Estói e Santa Barbara de Nexe).

Constituído por Serra e Barrocal – área que se estende entre a serra e o litoral –, o território apresenta um outro Algarve, longe dos edifícios de betão e das praias de areia dourada que se enchem de gente no verão, quiçá mais profundo, mais rico, mais verde e verdadeiro mas também mais isolado, mais pobre, envelhecido e despovoado.

Os solos deste outro Algarve são calcários no Barrocal (a sul) e xistosos na própria Serra. A norte pratica-se uma agricultura de subsistência; caprinicultura e ovinicultura; transformação de produtos em pequena escala (mel, aguardente de medronho e queijo). A sul, as parcelas de pomar misto de sequeiro, que associam alfarrobeiras, amendoeiras, figueiras e oliveiras e dão pasto, a ovinos, alternam com as áreas de regadio, ocupadas por citrinos e hortícolas.

Lentamente, o território vai somando alguns serviços na área do turismo rural (restauração, alojamento e animação). Rico na sua biodiversidade, beleza natural, tradição artesanal, o território atrai um número crescente de visitantes e turistas, determinados a encontrar os tesouros da Serra do Caldeirão… O medronho, a alfarroba, o figo, a amêndoa, a cortiça, as plantas aromáticas e medicinais… Mas também as suas gentes, os serrenhos, e as suas histórias e cantares tradicionais…

Outros Artigos em Associados:

PROBASTO

DUECEIRA

GRATER

ADER-SOUSA

ADIBER

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4