Acerca da Minha Terra
Área de Associados

In Loco organiza Ciclo de Conferências

2013-05-15

Faro, abril a julho 2013

5 temas, 5 conferências, 10 convidados e muito debate. É a receita definida pela In Loco para este ciclo de conferências, no âmbito das comemorações dos 25 anos da Associação.

1ª Conferência, «Geografia da Crise em Portugal e no Algarve», 24 de abril.

Todos os indicadores confirmam que a região algarvia é a mais atingida pela actual crise que o país atravessa. Para debater esta realidade está assegurada a presença de João Ferrão, ex-Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Lisboa. Será acompanhado por António Ramos, Coordenador do Centro de Observação das Dinâmicas Regionais, da CCDR Algarve. (Programa em anexo)

2ª Conferência, «Boas Práticas Autárquicas» na gestão de recursos locais e na promoção de espaços de democracia participativa, 15 de maio.

Estão confirmadas as presenças da Câmara Municipal de Cascais, que actualmente preside o Observatório Internacional de Democracia Participativa, e que definiu para 2013 um plano muito ambicioso de políticas locais promotoras da participação dos munícipes. Será acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Linhares, Paredes de Coura, que apresentará o trabalho que tem vindo a desenvolver de incentivo à recuperação de práticas tradicionais, como forma de gerar recursos financeiros e outros para a população da freguesia. (Programa em anexo)

3ª Conferência, «Produtos Locais - Licenciamento, Diferenciação e Comercialização», 5 de junho.

São convidadas a Eng.ª Ana Soeiro, fundadora da Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (QUALIFICA) e a Dra. Maria José Ilhéu, em representação da Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, responsável pelo Grupo de Trabalho que tem vindo a preparar uma estratégia para a valorização da produção agrícola local (GEVPAL). Esta conferência ajudará a compreender os problemas que as actividades de pequena escala enfrentam, bem como a importância dos produtos tradicionais para a preservação e animação dos territórios. (Programa em anexo)

4ª Conferência, «Circuitos Curtos de Produção e Consumo», ou por outras palavras, sobre a criação de um economia de confiança baseada na relação directa entre produtos locais e consumidores, 26 de junho.

Será abordada a experiência dos projectos «PROVE» e da «Quinta para o Prato», de forma a demonstrar os impactos muito positivos destas iniciativas para a economia, a criação de emprego agrícola e a preservação ambiental.

5ª e última Conferência, «Turismo de Natureza - Oportunidades e Desafios», 17 de julho.

O Algarve tem perdido competitividade no sector turístico ligado ao sol e praia, necessitando de criar novas ofertas que permitam recuperar os factores de atractividade da região e romper com os ciclos de sazonalidade que têm caracterizado a economia deste território. O Turismo de Natureza possui determinado de tipo de características que podem apoiar uma certa recuperação do sector.

As conferências terão lugar no Auditório da CCDR Algarve, que apoia a iniciativa.

Mais informações e inscrições no site da Associação In Loco.

A iniciativa insere-se no âmbito das comemorações dos 25 anos da Associação In Loco.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4