Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Imigração e desenvolvimento sustentável nas aldeias

2018-04-18

No dia 13 de abril, o Seminário Aberto do Doutoramento em Migrações (Doutoramento FCT), recebia Ricard Morén-Alegret, da Universidade Autónoma de Barcelona, no IGOT – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, para falar sobre o tema “Immigration and sustainable development in small villages”.

Ricard Morén-Alegret, coordenador do Programa de Investigação em Migrações, apresentou o projeto 'HAMLETS' (em inglês, pequena povoação), que investiga o possível desenvolvimento (sustentável) das áreas rurais da Catalunha, a partir da imigração para esses territórios. O estudo considera como áreas rurais os municípios com uma população inferior a 500 habitantes, correspondendo a 35% da área da Catalunha e apenas 2% da população.

Segundo o investigador, os principais problemas existentes nas aldeias da Catalunha são o envelhecimento, o despovoamento, o abandono dos terrenos e os fogos florestais. Com vista à confirmação da hipótese que “os imigrantes têm o potencial para fazer contribuições sociais, económicas, ambientais e culturais que permitam o desenvolvimento sustentável das áreas rurais catalãs”, HAMLETS juntou nesta investigação as áreas da Geografia, das Migrações, do Turismo e do Ambiente.

No terreno, está previsto organizarem-se “village forums” que contemplam uma apresentação sobre a realidade do município seguidas da criação de grupos de discussão – sobre os problemas do território, as formas como se pretende repovoar o território, a possibilidade do recurso à imigração, o tipo de imigração privilegiada e com que finalidades –, que devem resultar em propostas para o desenvolvimento sustentável. Um dos produtos finais do projeto, financiado pela RecerCaixa, é conceber um site com cartografia com base na recolha de dados sobre as necessidades e as potencialidades de cada um dos municípios rurais, a fim de ser utilizado pelos decisores politicos e por potenciais imigrantes.

Saiba mais no site http://atlantis.uab.cat/hamlets/en/index.html

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4