Acerca da Minha Terra
Área de Associados

III Encontro de Investidores da Diáspora

2018-12-20

A Federação Minha Terra fez uma apresentação no último painel do Encontro de Investidores da Diáspora, a 15 de dezembro, em Penafiel, dedicado à temática do DLBC / Desenvolvimento Local de Base Comunitária e 3º Setor, e no qual participaram, para também duas das suas associadas – Dolmen e Ader-Sousa –, a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Deseporto (CPCCRD), o Colégio dos Carvalhos (CIC), a Cooperativa António Sérgio de Economia Social (CASES), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão Politécnico do Porto (ESTG) e a União Cooperativa Polivalente da Região Norte.

A intervenção da presidente da Federação Minha Terra, Maria João Botelho, incidiu, entre outros, sobre as oportunidades de investimento existentes no âmbito da implementação das Estratégias de Desenvolvimento Local dos Grupos de Ação Local através da Medida LEADER dos Programas de Desenvolvimento Rural e do SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego.

Sob o lema “Conhecer para Investir”, a terceira edição do Encontro de Investidores da Diáspora que teve lugar de 13 a 16 de dezembro, em Penafiel, juntou  60 oradores distribuídos por oito painéis que falaram para um público constituído de investidores e empresários portugueses da Diáspora e empresas portuguesas interessadas na internacionalização dos seus negócios.

As temáticas escolhidas para os diferentes painéis, incidiram na importância da valorização das regiões e territórios enquanto polo de atração de investimento e/ou de internacionalização respetivamente com origem e/ou destino nas comunidades portuguesas, assim como no desenvolvimento e execução de políticas e medidas para esse efeito, aos níveis nacional, regional e local, e em estreita interação com os empreendedores e inovadores da Diáspora portuguesa em todos os seus formatos, características e geografias.

O objetivo deste encontro era facultar aos participantes, num contexto simultaneamente institucional e propício ao networking, informação atualizada sobre mecanismos e programas de incentivo e apoio ao investimento em Portugal e à internacionalização de projetos de âmbito local e regional, proporcionando, ao mesmo tempo, uma plataforma de diálogo e partilha de experiências e boas práticas com interlocutores e redes de contacto importantes para os seus negócios.

A organização desta iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas era da responsabilidade do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e a colaboração da Câmara Municipal de Penafiel.

Consulte o programa completo em anexo. 

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4