Acerca da Minha Terra
Área de Associados

GRATER

Associação de Desenvolvimento Regional

Morada: Rua do Hospital, n.º 19 Santa Cruz

9760-475 Praia da Vitória - Terceira

Tel.: +351 295 902 067/8

E-mail: grater@grater.pt

Site: www.grater.pt

 

Território: Graciosa e Terceira

Área: 460,75 km2

Habitantes: 60.564 hab.

Densidade populacional: 131,44 hab./km2

I10381-GRATER.JPG 

Graciosa e Terceira

Duas ilhas – Terceira e Graciosa – do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, constituem o território de intervenção do GAL.

A ilha Terceira, ocupando uma superfície de 399,81 km2, é a mais populosa do grupo central (55.833 habitantes); é composta por dois concelhos: Angra do Heroísmo (19 freguesias) e Praia da Vitória (11 freguesias).

A ilha Graciosa apresenta uma superfície total de 60,94 km2, contando com uma população residente que não chega aos cinco mil habitantes, tem apenas um concelho: Santa Cruza da Graciosa (quatro freguesias).

No cenário económico, a agricultura e a pecuária são atividades de grande importância. Vinha, batata e hortícolas são as culturas mais significativas, sublinhando-se que Graciosa e Biscoitos (Terceira) integram duas das três zonas vitivinícolas dos Açores. No setor secundário destaca-se a transformação de lacticínios (queijo, manteiga e iogurte).

Mas tanto Terceira como Graciosa têm no turismo um enorme potencial económico, graças ao seu clima suave e temperado, praias de areia e piscinas naturais, verde a perder de vista, e mar. O património ambiental constitui, assim, o maior trunfo das duas ilhas. No campo do património construído, assinalando-se o centro histórico de Angra do Heroísmo, classificado Património da Humanidade pela UNESCO.

Graciosa, a “ilha branca”, sobressai sobretudo a nível do património espeleológico de origem vulcânica, com referência obrigatória para a Furna do Enxofre. A Graciosa é também muito procurada pelas águas sulfurosas das Termas do Carapacho. Na ilha Terceira, o Algar do Carvão constitui o sítio mais importante de interesse espeleológico.

Na Terceira são ainda famosas as Festas do Espírito Santo e as Sanjoaninas, fortemente enraizadas na polução local e na identidade do território.

Outros Artigos em Associados:

ADRACES

ADRIL

ALENTEJO XXI

ADRIMAG

A2S

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4