GRATER

Associação de Desenvolvimento Regional

Morada: Rua do Hospital, n.º 19 Santa Cruz

9760-475 Praia da Vitória - Terceira

Tel.: +351 295 902 067/8 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: grater@grater.pt

Site: www.grater.pt

 

Território: Graciosa e Terceira

Área: 460,75 km2

Habitantes: 60.564 hab.

Densidade populacional: 131,44 hab./km2

I10381-GRATER.JPG 

Graciosa e Terceira

Duas ilhas – Terceira e Graciosa – do Grupo Central do Arquipélago dos Açores, constituem o território de intervenção do GAL.

A ilha Terceira, ocupando uma superfície de 399,81 km2, é a mais populosa do grupo central (55.833 habitantes); é composta por dois concelhos: Angra do Heroísmo (19 freguesias) e Praia da Vitória (11 freguesias).

A ilha Graciosa apresenta uma superfície total de 60,94 km2, contando com uma população residente que não chega aos cinco mil habitantes, tem apenas um concelho: Santa Cruza da Graciosa (quatro freguesias).

No cenário económico, a agricultura e a pecuária são atividades de grande importância. Vinha, batata e hortícolas são as culturas mais significativas, sublinhando-se que Graciosa e Biscoitos (Terceira) integram duas das três zonas vitivinícolas dos Açores. No setor secundário destaca-se a transformação de lacticínios (queijo, manteiga e iogurte).

Mas tanto Terceira como Graciosa têm no turismo um enorme potencial económico, graças ao seu clima suave e temperado, praias de areia e piscinas naturais, verde a perder de vista, e mar. O património ambiental constitui, assim, o maior trunfo das duas ilhas. No campo do património construído, assinalando-se o centro histórico de Angra do Heroísmo, classificado Património da Humanidade pela UNESCO.

Graciosa, a “ilha branca”, sobressai sobretudo a nível do património espeleológico de origem vulcânica, com referência obrigatória para a Furna do Enxofre. A Graciosa é também muito procurada pelas águas sulfurosas das Termas do Carapacho. Na ilha Terceira, o Algar do Carvão constitui o sítio mais importante de interesse espeleológico.

Na Terceira são ainda famosas as Festas do Espírito Santo e as Sanjoaninas, fortemente enraizadas na polução local e na identidade do território.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]