Feira do Fumeiro, Queijo e Pão

2014-02-25

Sardoal, 28 de fevereiro, 1 e 2 de março

A 8.ª edição do certame, organizado pela associação TAGUS e C. M. Sardoal, volta à data e local iniciais, com um programa repleto de atividades e animação.

Fumeiro, queijo e pão de vários pontos do país esperam-se no Quartel dos Bombeiros locais, numa mostra que contará com cozinha ao vivo, workshops, um passeio pedestre e atuações musicais, entre outras atividades.

A abertura do certame está prevista para as 18h (dia 28).

Programa disponível no site da TAGUS - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]