Enoturismo da Serenada: ampliação da unidade de turismo rural e modernização da produção vinícola

Grândola

Numa propriedade familiar com mais de três séculos e 23 hectares de montado de sobro, olival e uma vinha de seis hectares, dois dos quais plantados em 1961, fica a Serenada. 

Foi aqui que surgiu a primeira adega a ser construída no concelho de Grândola, fruto de uma tradição de vinificação inscrita nas raízes da família de Jacinta Sobral da Silva, que remonta há mais de 60 anos.

I13866-ADEGA.JPG

Da simbiose entre a paisagem, o terroir e a memória familiar, nasceu em plena Serra de Grândola, a escassos 13 km da Costa Alentejana, o Serenada Enoturismo, uma unidade que dispõe atualmente de seis quartos, que, em breve, passarão a ser oito; uma biblioteca; uma sala de eventos; terraços amplos e uma piscina exterior panorâmica. Além disso, os hóspedes e visitantes são convidados a desfrutar de provas de vinhos sob marcação, assim como visitas à adega, piqueniques ou passeios de bicicleta.

Apesar de inovador, o projeto tem potencial para mais. A proprietária decidiu, por isso, continuar a investir na fileira do enoturismo, recorrendo a três pedidos de apoio LEADER, através da Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, para aumentar a capacidade de alojamento, modernizar a produção vinícola e ampliar a adega.

I13866-DJIX0425.JPG

A cultura do sobro e da vinha, os vinhos produzidos com castas autóctones em pequenos lotes – Serras de Grândola e Serras de Grândola Cepas Cinquentenárias –, a preservação da vinha antiga, e as oliveiras centenárias constituem uma fonte de inspiração e de retorno para explorar infinitamente.

  • Operação: 10.2.1.2 - Pequenos investimentos na transformação e comercialização e 10.2.1.3 – Diversificação de atividades na exploração do PDR2020
  • Promotor: Maria Jacinta Sobral da Silva
  • Localização: Grândola
  • Investimento total elegível: 99.789,78 euros
  • Despesa pública: 48.593,24 euros
  • Postos de trabalho: 7

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADL no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]