Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Eleição e tomada de posse dos órgãos sociais da Federação Minha Terra e mesa redonda sobre o futuro do desenvolvimento rural

2020-01-13

Foram eleitos na tarde da passada sexta-feira, dia 10 de janeiro, em Águeda, os órgãos sociais da Federação Minha Terra para o triénio 2020-2022. Para além da Assembleia Geral eleitoral, decorreu também uma mesa redonda, que discutiu os resultados alcançados e os desafios futuros do desenvolvimento rural e que antecedeu a cerimónia de tomada de posse dos órgãos eleitos.

I13382-20200110X173712XCORTADO.JPG

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda foi o espaço escolhido para a realização da Assembleia Geral que elegeu os novos órgãos sociais da Federação. A Direção que, no cumprimento das disposições regulamentares integra associados de todas as regiões NUT II, passará a ser liderada pela ADRIMINHO, representada por Ana Paula Xavier.

Os órgãos sociais eleitos são:

Mesa da Assembleia Geral

  • Presidente: ADICES - Associação de Desenvolvimento Local
  • Secretário: MONTE - Desenvolvimento Alentejo Central, A.C.E.
  • Segundo Secretário: DESTEQUE - Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente

Direção

  • Presidente: ADRIMINHO - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho
  • Vice-presidente: DUECEIRA - Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça
  • Vice-presidente: A2S - Associação para o Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia
  • Secretário: VICENTINA - Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste
  • Tesoureiro: ADER-AL - Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte Alentejo
  • Vogal: GRATER - Associação de Desenvolvimento Regional
  • Vogal: ADRAMA - Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira
  • Vogal: ADER-SOUSA - Associação de Desenvolvimento Rural das Terras do Sousa
  • Vogal: AD ELO - Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego

Conselho Fiscal

  • Presidente: TERRAS DENTRO - Associação para o Desenvolvimento Integrado
  • Secretário: CORANE - Associação de Desenvolvimento dos Concelhos da Raia Nordestina
  • Relator: IN LOCO - Intervenção, Formação, Estudos para o Desenvolvimento Local

I13382-20200110X160038.JPG

Após a eleição, seguiu-se uma mesa redonda, subordinada ao tema “Desenvolvimento rural: desafios ganhos e caminhos a percorrer”, que contou com a participação de Fernando Martins, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Centro, Jorge Brandão, Vogal Executivo do Centro 2020 e de Nelson Simões, empresário agrícola e beneficiário de apoios ao investimento através da estratégia desenvolvimento local dinamizada pela ADICES.

Ao final da tarde teve lugar a tomada de posse dos órgãos eleitos, que incluiu intervenções de Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, de Ana Paula Xavier, Presidente eleita da Federação Minha Terra.

I13382-20200110X174810XZOOM.JPG

Na sua intervenção, a nova Presidente salientou os princípios LEADER de desenvolvimento local, que regem a Federação Minha Terra desde a sua constituição há 20 anos, os resultados alcançados pelas Associações de Desenvolvimento Local na implementação da abordagem, enquanto Grupos de Ação Local, mas também os desafios e constrangimentos que têm vindo a surgir, defendendo a necessidade de desenhar para o futuro período de programação instrumentos de apoio ao desenvolvimento local que vão ao encontro das necessidades, potencialidades e expetativas das comunidades. Ana Paula Xavier defendeu ainda as mais-valias de um instrumento plurifundo, mais simples e mais flexível. (Consulte o discurso oficial em anexo)

As atividades terminaram com um lanche regional, oferecido pelo município de Águeda, cujo presidente, Jorge Almeida se afirmou grato pela experiência de Águeda integrar uma Associação de Desenvolvimento Local, cujo papel importa reforçar e se congratulou por ter acolhido esta iniciativa.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4