Acerca da Minha Terra
Área de Associados

DUECEIRA

Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça

Morada: Rua General Humberto Delgado, 21

3200-242 Lousã

Tel.: +351 239 995 268

E-mail: dueceira@sapo.pt

Site: www.dueceira.pt

 

Território: Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares

Área: 349,23 Km2

Habitantes: 37.983 hab.

Densidade populacional: 108,76 hab./Km2

I10380-DUECEIRAT.JPG 

Lousã, Miranda do Corvo, Penela e Vila Nova de Poiares

O território é delimitado a Norte pelos Rios Mondego e Alva que definem uma fronteira natural e integram uma rede hidrográfica expressiva composta pelos Rios Ceira, Arouce, Dueça, Alheda, Ribeira de Poiares e ribeiras de menor importância. Todo o território é classificado como Zona de Montanha, sendo o Maciço Montanhoso da Serra da Lousã o que mais contribui para a orografia da região e em que o xisto surge como recurso estimulador de afirmação cultural e elemento de referência. Aproximadamente 14,8% do território é classificado no âmbito das Diretivas da Rede Natura 2000.

A existência de recursos naturais e paisagísticos diversificados e de qualidade propiciam uma paisagem natural de distinção que é complementada pelo património construído de valor histórico, cultural e arquitetónico, com realce para a típica arquitetura serrana.

A utilidade funcional do solo é predominantemente agrícola (86,61% é classificado como solo rural), sendo que preponderante a apetência florestal.

A lógica de povoamento configura uma estrutura tradicional assente numa economia rural dispersa, que acompanha uma expansão da maioria dos aglomerados populacionais, reflexo de realidade socioeconómica ditada pela proximidade a um grande centro urbano, capital regional (Coimbra), para o qual confluem os principais fluxos de procura e aquisição de bens e serviços;

O Mel da Serra da Lousã (cuja composição é predominantemente de néctares da urze autóctone) e a Chanfana são produtos locais certificados.

Outros Artigos em Associados:

ADIBER

GRATER

ADER-AL

ADER-SOUSA

CORANE

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4