Acerca da Minha Terra
Área de Associados

DESTEQUE

Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente

Morada: Rua Dr. Jorge Pires, nº 5 1º

5370 - 430 Mirandela

Tel.: +351 278 201 470

E-mail: geral@desteque.pt

Site: www.desteque.com

 

Território: Terra Quente

Área: 2.226,10 Km2

Habitantes: 57.800 hab.

Densidade populacional: 26 hab./Km2

I10376-DESTEQUE.JPG 

Terra Quente

No norte de Portugal, região de Trás-os-Montes, distrito de Bragança situa-se a Terra Quente, território de intervenção do GAL DESTEQUE, constituído por cinco municípios: Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor.

Os rios Sabor e Tua atravessam-na e as serras de Bornes e Orelhão (pontos mais elevados) são intercalados por planaltos e extensões de baixa altitude como o Vale da Vilariça. A área de Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, mais-valia paisagística e ecológica, é referência da excelência ambiental deste território.

O baixo índice populacional gera incerteza e preocupação em termos do desenvolvimento do território. A quebra demográfica verifica-se em todos os concelhos. Tendem a contrariar esta tendência os contributos do investimento no ensino superior e técnico, o dinamismo dos empreendedores e a aposta na diversificação das atividades económicas, constatando-se a preponderância do sector primário, sobretudo ao nível de uma agricultura de minifúndio. O setor responde a necessidades de autoconsumo e mercado local mas, também, a mercados regionais e externos. Hortícolas e frutícolas, a vinha e o vinho – Região Demarcada do Douro – assumem importância económica e paisagística mas é a oliveira e seus produtos que marcam este território. À expressão paisagística e cultural da oliveira junta-se a relevância económica do azeite, produto de excelência reconhecida nos mercados nacionais e internacionais e traduzida nos inúmeros prémios obtidos nos últimos anos nos concursos mundiais de referência.

Dos produtos da terra desenvolve-se uma indústria agroalimentar que acrescenta à cultura gastronómica tradicional diversidade de produtos de qualidade. Terra de uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal que premeia uma longa história de saberes e modos de fazer, de ritos construídos entre xistos e granitos por gentes que preservam o legado patrimonial natural, arqueológico e construído com que escrevem a sua identidade.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Portal LEADER 2020

 I17-IMAGEM5.JPG

Com o apoio do FEADER

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4