Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Construção da Europa a partir dos territórios em discussão em Vila Real

2019-08-02

Depois de Lisboa, Castelo Branco e Covilhã é agora a vez de Vila Real receber o seminário “Reclaim Europe!”, dedicado à discussão do papel das organizações da sociedade civil na construção da Europa a partir dos territórios. O seminário, que faz parte de um projeto homónimo da Fundação Friedrich Ebert, tem data marcada para 18 de setembro e decorrerá na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

O seminário, que é organizado pela Fundação Friedrich Ebert (FFE), o Núcleo Distrital de Vila Real da Rede Europeia Anti-Pobreza e o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da UTAD tem hora de início marcado para as 14h00, com uma sessão de boas-vindas e introdução, onde haverá uma apresentação da presença da Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal, assim como do projeto “Reclaim Europe!” pela FFE.

Após uma breve ronda de apresentação das organizações presentes terão lugar duas sessões de informação, uma dedicada ao papel da Rede Europeia Anti-Pobreza para a construção de um modelo mais equilibrado de desenvolvimento económico e social na UE e outra onde serão abordados os fundos comunitários e o seu impacto para a democracia em territórios vulneráveis, através de organizações da sociedade civil, numa altura em que se prepara um novo período de programação.

Por fim decorrerá uma sessão de conversas em grupos de trabalho e a apresentação e discussão dos principais resultados obtidos.

O seminário decorre no Auditório B0.02 do Complexo Laboratorial da UTAD. Consulte o programa em anexo.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4