Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Conferência Internacional sobre Turismo Gastronómico Sustentável

2019-08-16

No dia 5 de Setembro, o Convento da Graça/Pousa de Tavira, em Tavira, acolherá especialistas e organizações de oito países da Europa Mediterrânica, apostados no reforço da sustentabilidade do setor turístico através da valorização do estilo de vida mediterrânico, património cultural imaterial da humanidade (UNESCO).

A Conferência Internacional sobre Turismo Gastronómico Sustentável, organizada no âmbito do projeto INTERREG MEDFEST, debaterá os elementos fundamentais do Turismo Gastronómico enquanto atividade geradora de equilíbrio territorial, de valorização local e de afirmação da identidade cultural das comunidades.

A mesa de abertura contará com testemunhos de entidades nacionais e comunitárias de referência. Serão também partilhadas ferramentas e metodologias desenvolvidas durante os últimos três anos e apresentadas oito experiências de turismo gastronómico sustentável que deverão inspirar as políticas públicas para este setor e a criação de novas iniciativas empresariais nesta área.

Uma mesa redonda debaterá as estratégias de integração do Turismo Gastronómico Sustentável nas agendas públicas e privadas, com a participação de consultores oriundos de sete países – Chipre Croácia, Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal –, que deverá culminar com apresentação de uma proposta de estratégia europeia antes da cerimónia de encerramento, pelas 17h00, seguida de um momento de convívio mediterrânico, ainda no convento da Graça.

Apropriadamente, pelas 18h00, será inaugurada a sétima edição da Feira da Dieta Mediterrânica, que decorrerá até 8 de setembro.

Consulte o programa completo em anexo. A inscrição na Conferência Internacional sobre Turismo Gastronómico Sustentável deverá ser feita AQUI ou através do email: medfest@in-loco.pt ou do telefone +351 289 840860

Documentos Anexos:

Programa da Conferência

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4