Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Conferência internacional sobre a dieta mediterrânica

2017-04-27

No ano da presidência portuguesa dos sete Estados e Comunidades representativas da Dieta Mediterrânica (DM) inscrita, desde 2003, na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, cabe a Portugal organizar a conferência internacional sobre esta temática milenar.

I12967-IMAGEM1.JPG

A decorrer nos dias 9 e 10 de maio, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Faro, “A Herança cultural da dieta mediterrânica”, vai contar com a presença do antigo Presidente da República e atual Conselheiro de Estado, Jorge Sampaio. Mas é sobretudo enquanto Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações que Jorge Sampaio é aguardado. E à frente desta missão de valorização e preservação de um património cultural imaterial comum e da humanidade, está uma aliança de sete países – Chipre, Croácia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos e Portugal.

Nesta conferência as atenções vão se centrar nas experiências de trabalho em curso nos sete Estados e Comunidades Representativas, sobretudo no âmbito das boas práticas inseridas no Plano de Salvaguarda. Abre-se a perspetiva aos vários campos do conhecimento e constrói-se uma visão abrangente da dieta mediterrânica tanto enquanto modelo cultural e estilo de vida, como padrão alimentar de excelência e de dieta sustentável. Além disso, faz-se uma análise às estratégias e projetos de investigação, de preservação e de transmissão dos valores universais da DM às atuais e próximas gerações.

A conferência apela à participação de docentes universitários e investigadores, educadores e professores dos vários graus de ensino, especialistas nos domínios da cultura e do património alimentar, da agricultura e do ambiente, da saúde e nutrição, do ordenamento para a sustentabilidade dos territórios e das comunidades, e de outras áreas do conhecimento, bem como gestores e dinamizadores de projetos, empresários, estudantes e cidadãos interessados nestas temáticas.

Organizada pela Universidade do Algarve, em colaboração com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e a Câmara Municipal de Tavira, no âmbito de uma candidatura ao CRESC Algarve 2020, esta Conferência conta ainda com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, da Região de Turismo do Algarve e da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro.

Consulte o programa da conferência em anexo e inscreva-se aqui.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4