Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Conferência internacional "Economia verde - Compreender o território para melhor intervir

2019-10-21

A Parceria composta pelos Grupos de Acção Local (GAL) AD ELOADICES, e DUECEIRA recebe uma comitiva composta por representantes de congéneres da Suécia, Finlândia e Luxemburgo, entre os 21 e 25 de Outubro no âmbito do projecto de Cooperação Transnacional GREEN ECONOMY – Multiple Use of Forest/ ECONOMIA VERDE - Uso Múltiplo da Floresta.

O projecto Green Economy/ Economia Verde é co-financiado no âmbito da Abordagem LEADER/DLBC do PDR2020 e pretende-se que o mesmo contribua para que os diferentes territórios rurais possam partilhar boas práticas relacionadas com a economia verde, o setor florestal e o desenvolvimento sustentável, nomeadamente num conhecimento mútuo de sistemas florestais e de gestão florestal com características diferenciadas; usos sustentáveis da floresta nas área de: produtos, recursos, energia, turismo, entre outros. Decorrente destes objectivos, são vários os projetos de natureza produtiva, cultural e patrimonial, ambiental, educativa e turística que constituirão o enfoque desta Conferência, obedecendo a um programa de atividades diversificado e intenso que percorrerá os territórios das três entidades.

A sessão inaugural está marcada para as 9h30 de 22 de Outubro, no Hotel Palace do Bussaco e para além de cerca de sessenta representantes da parceria, entre directores, técnicos, empresários e outros agentes dos territórios, conta ainda com convidados institucionais das diferentes tutelas. Também para este primeiro dia se encontra prevista a plantação simbólica de árvore na Mata Nacional do Bussaco, sendo que a visita decorrerá posteriormente com encontros, visitas e apresentações nos concelhos de Mealhada, Mortágua, Tondela, Santa Comba Dão, Vila Nova de Poiares, Lousã e Miranda do Corvo. Este encontro constitui a quarte de cinco etapas do projeto, o qual é igualmente consubstanciado com acções próprias de cada entidade a realizar nos seus territórios.

Consulte o programa em anexo.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4