Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Conferência final de Greenways4ALL em Portugal

2017-02-11

Monção vai acolher no espaço do Cine Teatro João Verde, a 14 de novembro, entre as 08h30 e as 14h30, a conferência final do projeto europeu Greenways4ALL, co-financiado pelo Programa COSME da UE.

I13096-SEMXNOME.JPG

O projeto que conta seis parceiros espanhóis: a Fundación de los Ferrocarriles Españoles (coordenador do projeto), a Plataforma Representativa Estatal de Discapacitados Físicos, a Fundación Vía Verde de la Sierra, entre os quais três PME: Movilidad Ampliada – Accessible Madrid, Astro Andalus, Turismo Vivencial; uma associação europeia: European Greenways Association; e uma entidade intermunicipal portuguesa: a CIM Viseu Dão Lafões, intitula-se “Turismo Acessível nas Vias Verdes Europeias: Vias Verdes Para Todos”. Arrancou a 1 de julho de 2016 com o objetivo de melhorar a acessibilidade em torno das vias verdes, a qualidade da oferta turística orientada para as pessoas com necessidades especiais e a divulgação destes recursos como infraestruturas para Tod@s.

Após 18 meses de projeto, chegou a hora de apresentar resultados e boas práticas que podem ser reproduzidas; sensibilizar os intervenientes interessados para o desenvolvimento de vias verdes acessíveis e para a criação de produtos turísticos para todos, nas vias verdes na Europa; e fomentar o intercâmbio e a colaboração entre os intervenientes interessados, tanto públicos como privados, para promover vias verdes e produtos turísticos acessíveis.

À manhã de apresentações e trabalho, segue-se uma tarde de caminhada pela Ecopista do Rio Minho, que foi galardoada, no passado 28 de setembro, com o 3º prémio de melhor via verde da Europa na categoria ‘Excelência’, no âmbito do 8º European Greenways Award. 

Nas palavras dos responsáveis do projeto, as ecopistas podem contribuir para o desenvolvimento rural das zonas que percorrem e o programa DLBC/LEADER também pode ser uma oportunidade para o desenvolvimento de ecopistas.

O acesso à conferência é gratuito e as inscrições obrigatórias e limitadas aos lugares disponíveis. O programa em atualização encontra-se aqui e a ficha de inscrição aqui.

Saiba mais sobre o projeto G4ALL em viasverdes.com/Greenways4all/

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4