Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Conferência EUROPARC 2017 nas Montanhas Mágicas

2017-06-30

Pela primeira vez, Portugal vai ser palco de uma conferência EUROPARC. De 6 a 10 de setembro, o território Montanhas Mágicas vai acolher mais de três centenas de pessoas.

I13011-IMAGEM1.JPG

O maior encontro de profissionais das áreas protegidas vai decorrer num cenário geográfico ambiental e culturalmente distinto, o território Montanhas Mágicas. Com uma área de 1.689 km2, entre os rios Douro e Vouga, abrange os extensos maciços da Gralheira e do Montemuro e envolve os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra. 

Sob o tema “Novas Vozes, Novas Visões, Novos Valores para as Pessoas e Natureza na Europa”, o debate vai centrar-se no papel das áreas protegidas como territórios modelo para promover um desenvolvimento socialmente mais inclusivo, ambientalmente saudável e economicamente viável para todos. O tema não podia ser mais oportuno ou não fosse este o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, proclamado pela Organização das Nações Unidas.

Dentro da mesma linha de trabalho e reflexão, a Conferência EUROPARC 2017 também vai ser uma oportunidade para discutir um novo paradigma para as áreas protegidas e para descobrir quem são os novos atores empenhados na gestão dessas áreas. Sendo a conservação da Natureza e do Património Cultural uma preocupação que afeta e diz respeito a todos, encontram-se aqui reunidas todas as condições para procurar novas abordagens e tentar ir mais longe na definição do futuro dos parques na Europa.

A Conferência EUROPARC é um evento europeu com um enfoque internacional, que reúne vários especialistas em torno de questões temáticas relacionadas com a conservação da natureza e do património cultural, bem como a gestão sustentável de todas as atividades dentro de áreas protegidas e classificadas.

A ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira é membro da Federação EUROPARC desde 2011. Em janeiro de 2013, em representação do território Montanhas Mágicas, apresentou candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável em áreas protegidas e classificadas e, em novembro do mesmo ano, o território foi reconhecido como destino turístico sustentável ao abrigo daquele diploma de âmbito europeu. Em outubro de 2016 foi anunciada, na Suíça, a organização da Conferência Anual da Federação EUROPARC, em 2017, nas Montanhas Mágicas®.

Mais informações e/ou inscrição em europarc2017.montanhasmagicas.pt.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4