Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Conferência EUROPARC 2017 faz as contas

2017-09-21

Entre 6 e 10 de setembro, 300 participantes de diferentes partes do mundo convergiram nas Montanhas Mágicas e juntos procuraram encontrar Novas Vozes, Novos Valores e discutir Novas Visões para as Pessoas e para a Natureza na Europa. Entre os participantes deste acontecimento europeu, promovido e coorganizado pela Federação EUROPARC e pela entidade anfitriã ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro Arada e Gralheira, encontrava-se a Federação Minha Terra.

A Conferência EUROPARC 2017 proporcionou uma oportunidade única para partilhar experiências e contactos com profissionais de Áreas Protegidas, no cenário de exceção das serras da Freita, Arada e Montemuro, abrangida pelos municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

Durante cinco dias, especialistas em turismo sustentável, gestão territorial e conservação da natureza centraram-se nas questões de conservação da natureza e de património cultural, bem como de gestão sustentável de todas as atividades dentro de áreas protegidas e classificadas, no âmbito de uma sessão plenária, 16 workshops  e 13 visitas de campo por sete municípios.

No ano declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, a conferência EUROPARC 2017 foi saudada pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e pelo Comissário Europeu do Ambiente, através de mensagens em vídeo. Se o primeiro saudou não só o capital humano e a biodiversidade des territórios, como a Carta Europeia do Turismo Sustentável concebida pela Federação EUROPARC e implementada pelas Áreas Protegidas, o segundo salientou o poder da ligação com a natureza e a necessidade de planeamento.

 I13066-CONFERX01.JPG

Entretanto e entre outros assuntos, foram apontadas algumas pistas de trabalho para o futuro das áreas protegidas, tais como: a integração da conservação da natureza na sociedade e o reconhecimento do valor económico das áreas protegidas, segundo Ignace Schops, presidente da Federação EUROPARC; o potencial da sinergia entre gestores de áreas protegidas, municípios e proprietários, segundo Humberto Delgado Rosa, responsável pelo Capital Natural na Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia; ou, ainda, a conceção de agenda ambiental como uma prioridade permanente, segundo a ex-ministra brasileira do Ambiente no governo de Lula da Silva, Marina Silva.

Em termos federativos, a EUROPARC ganhou mais força. A FEDENATUR – Associação Europeia de Parques Periurbanos aprovou, em sede de assembleia geral, realizada em São Pedro do Sul, no dia 6 de setembro, a integração na Federação EUROPARC, cujo território de intervenção passa a estender-se a 38 países e quase 400 membros.

O próximo destino da conferência EUROPARC é Cairngorms National Park, na Escócia.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4