Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Ciclo de Formações Regionais da Rede de Autarquias Participativas

2017-01-10

I12887-AVATAR.JPG

Em 2017 dá-se início às formações regionais organizadas pela Rede de Autarquias Participativas (RAP). A primeira ação de capacitação em torno de temáticas ligadas à democracia participativa vai decorrer em Cascais nos dias 18 e 19 de janeiro.

A RAP nasce do projeto “Portugal Participa – Caminhos para a Inovação Societal”, mais precisamente no âmbito da oficina “Rede de Autarquias Participativas: o arranque de um processo”, inserida na 1ª Conferência Portugal Participa. Conta 53 autarquias, que assinaram a Carta de Compromisso, declarando-se assim “empenhados em constituir a Rede de Autarquias Participativas (RAP), enquanto estrutura colaborativa entre os seus membros, que contribua para a sinalização, disseminação, qualificação e divulgação dos processos de democracia participativa no país.”

As formações da RAP realizam-se de modo descentralizado nas regiões Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Sul, Açores e Madeira, ao ritmo de uma ação por cada região do país. A primeira ação do corrente ano vai comportar três momentos-chave – a apresentação pela secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, do Orçamento Participativo Portugal; a construção conjunta de uma Carta da Qualidade dos Orçamentos Participativos em Portugal e a apresentação da Plataforma EMPATIA (Enabling Multichannel Participation Through ICT Adaptations), um projeto que visa produzir a primeira plataforma de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) capaz de materializar os ciclos de tomada de decisão e de implementação do Orçamento Participativo.

A inscrição obrigatória é gratuita para os membros da RAP e pode ser feita aqui.

Mais informações em http://portugalparticipa.pt/

Associação In Loco (Secretaria Técnica da Rede de Autarquias Participativas); Email: portugalparticipa@in-loco.pt; Tel.: 289 840 860

 

Próximas Formações Regionais da Rede de Autarquias Participativas

Região Norte – 23.02 e 24.02.2017

Região da Madeira – 16.03 e 17.03.2017

Região Sul – 06.04 e 07.04.2017

Região dos Açores – 27.04 e 28.04

Região Centro – 17.05 e 18.05

Documentos Anexos:

Programa da Formação da Região de Lisboa e Vale do Tejo

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Portal LEADER 2020

 I17-IMAGEM5.JPG

Com o apoio do FEADER

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4