Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Câmara de Barcelos e ATAHCA reconhecem necessidade de alargar o OPEN B

2019-07-03

Os presidentes da ATAHCA, José da Mota Alves, e da Câmara Municipal, Armandina Saleiro, reconhecem a necessidade de alargar a todo o concelho de Barcelos o quarto Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) com início previsto em dezembro, na sessão de encerramento do Programa Operacional, Inclusão Social e Emprego que decorreu a 28 de junho na sede de Junta de Freguesia de Arcozelo.

O Projecto OPEN B (Oportunidades, Parcerias, Empreendedorismo do Núcleo de Barcelos), que deu corpo ao CLDS 3 G, foi coordenado pela ATAHCA – Associação de Desenvolvimento Local do Homem, Cávado e Ave, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos, a ACIB – Associação Comercial e Industrial de Barcelos, GASC – Grupo de Acção Social Cristã, a Freguesia de Arcozelo e União de Vila Boa e Vila Frescaínha (S. Pedro e S, Martinho).

José Paulo Teixeira, presidente da União de Freguesias de Vila Boa e Vila Frescaínha, foi o primeiro autarca a defender que o programa devia “abrir-se a mais freguesias do concelho, com mais necessidades especialmente entre os idosos. Esperamos que sejam mais quatro anos e mais quatro anos e não sejam apenas os próximos quatro anos”.

Mota Alves, presidente da ATAHCA, exaltou o novo género de parcerias que envolveu “entidades públicas e instituições privadas, com Juntas de Freguesia, escolas e instituições privadas de solidariedade social e económicas”.

A presidente da Câmara Municipal de Barcelos lamentou que o OPEN B não tivesse chegado a todo o território e agradeceu todo o trabalho desenvolvido, comprometendo-se a “tudo fazer para alargar a quarta geração destes CLDS a todo o concelho, mesmo que de modo informal”.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4