Cabazes Douro Verde

2014-12-12

A pretexto da época natalícia, a Dolmen apostou na venda de cabazes como uma forma de promover os produtos locais e o território do Douro Verde.

De conjuntos muito diversificados, os oito cabazes contêm produtos de confeção e produção locais, designadamente, vinhos, artesanato, fumeiro, queijos, compotas, licores, livros, espumantes, mel e doçaria tradicional.

Os cabazes, com preços a variar entre os 10 e os 100 euros, podem ser adquiridos nos Centros de Promoção de Produtos Locais da Dolmen, em Baião e Marco de Canaveses, e no Espaço Douro & Tâmega ou encomendados por telefone ou e-mail dolmen@sapo.pt.

Segundo a Dolmen, "a venda de cabazes é uma forma de promoção dos produtos locais e de incentivo ao seu consumo, através da valorização da economia e do emprego dos produtores, artesãos e trabalhadores da região, com especial relevo neste momento de crise que vivemos, sendo também uma forma de promoção do território do Douro Verde, dos seus sabores e saberes, que permite a preservação do saber-fazer e de tradições ancestrais."

Catálogo disponível no site da Dolmen - Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]