Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Bolsas de estágio europeu para jovens comprometidos com o futuro do desenvolvimento rural sustentável

2019-04-08

O Forum Synergies (FS) elaborou em colaboração com o Fórum Rural Letão (LRF) um programa de bolsa de estágio dirigido a jovens com vista ao futuro do desenvolvimento rural sustentável. Este programa de troca internacional pretende promover o desenvolvimento rural sustentável através da partilha de conhecimentos e de saberes-fazer específicos relacionados com a temática da sustentabilidade.

O programa constitui uma oportunidade para o bolseiro descobrir e adquirir conhecimentos através das experiências e práticas das organizações e pessoas dedicadas ao desenvolvimento local e rural sustentável, no espaço de uma temporada passada num lugar à sua escolha (mediante a disponibilidade da entidade hóspede).

Depois do período de bolsa as entidades de acolhimento e os bolseiros terão a oportunidade de partilhar as suas experiências e promover acções em conjunto. As entidades de acolhimento serão convidadas para participar no 4º Parlamento Rural Europeu que decorre de 6 a 9 de novembro na aldeia de Candás, no município da região de Cabo Peñas, nas Asturias, em Espanha. Os bolseiros, por sua vez, serão convidados a participar no 4º Parlamento Rural Europeu e no Parlamento Rural Europeu da Juventude que decorre de 9 a 11 de novembro, na Cantábria, em Espanha.

O programa decorre entre os meses de abril e novembro de 2019. Idealmente, as estadas deverão ter um mês, com uma margem de tolerância de um mínimo de duas semanas e um máximo de três meses, com base numa proposta de programa de trabalho e de fundos disponíveis.

As entidades de acolhimento e os bolseiros devem candidatar-se online no Forum Synergies, através do preenchimento dos seguintes formulários – bolseiros e entidades de acolhimento

Concretamente, os valores das bolsas elevam-se a um máximo de 1200 euros complementados por um apoio às despesas de deslocação e de alojamento de participação no(s) Parlamento(s) Rurai(s) Europeu(s).

Mais informações sobre:

  • Programa de Bolsas AQUI
  • Diretrizes para bolseiros AQUI
  • Diretrizes para entidades de acolhimento AQUI

 

I13283-VISUALXINFOXFSXSCHOLAR.JPG

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4