Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Bolsa de Terras

2014-01-23

Atualizado a 30-09-2014

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Numa primeira fase, foram autorizadas 29 ADL, no seguimento da candidatura apresentada em parceria à Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Regional (DGADR), em junho de 2013 (Despacho n.º 12109/2013, de 23 de setembro de 2013. 

Em agosto de 2014 juntaram-se mais seis ADL (ADDLAP, ADRAT, Beira Douro, Douro Histórico, Dueceira e Rota do Guadiana), com a aprovação de uma segunda candidatura apresentada à DGADR.

Enquanto GeOP, a Minha Terra e as 35 associações de desenvolvimento local associadas estão autorizadas a prestar quaisquer esclarecimentos e informações sobre a Bolsa de Terras, a proceder à verificação dos dados dos prédios disponibilizados pelos seus proprietários, ao seu registo e inserção na bolsa, e formalização de contratos.

Os proprietários e demais interessados em recorrer a este mecanismo, que visa facilitar o encontro entre a oferta e a procura de terras para fins agrícolas, podem aceder a toda a informação sobre a Bolsa Nacional de Terras, modelo de gestão e legislação aplicável, no site ou dirigir-se a uma das 225 GeOP, entre as quais a Minha Terra e as 35 ADL parceiras.

O sítio na internet da Bolsa Nacional de Terras [http://www.bolsanacionaldeterras.pt/], através do Sistema de Informação da Bolsa de Terras (SIBT), centraliza toda a informação sobre os prédios disponibilizados para arrendamento, venda ou para outros tipos de cedência, pelo Estado ou quaisquer outras entidades públicas ou privadas.

Até 15 de setembro, a Bolsa de Terras disponibilizou 303 prédios rústicos para arrendamento e venda, de entidades privadas (185), Estado (29) e outras entidades públicas (89), totalizando uma área de 14.191,75 ha. Beja é o distrito com o maior número de terras disponíveis (165), que totalizam 2.433,59 ha. Das terras disponibilizadas, mais de metade, 55%, tem aptidão agrícola/regadio. À mesma data, os dados da Direção-Geral de Desenvolvimento Regional (DGADR) revelam que foram transacionados 25 prédios, representando uma área cedida de 1.209,04 ha.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4