Acerca da Minha Terra
Área de Associados

BEIRA DOURO

Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro

Morada: Avenida das Acácias 5100-070 Lamego

Tel.: +351 254 611 223

Email: geral@beiradouro.pt

Site: www.beiradouro.pt

 

Território: Vale do Douro Sul

Área: 1.423 Km2

Habitantes: 86.764 hab.

Densidade populacional: 61 hab./Km2

I10373-BEIRAXDOURO.JPG 

Vale do Douro Sul

Nove concelhos (num total de 136 freguesias) compõem o território de intervenção do GAL BEIRA DOURO: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca.

O Vale do Douro Sul é uma região de características muito próprias que, ao longo da história, experimentou modos de funcionamento espontâneos, normalmente polarizados pela cidade de Lamego. Ainda hoje, esta região conserva ativos diversos laços económicos intrarregionais, formas próprias de organização de propriedade e características históricas, sociais e religiosas que lhe conferem uma diferenciação e identidades próprias.

Em termos físicos, o território apresenta duas realidades bem marcantes, referentes às fortes características que o limitam, sobretudo a norte e a sul. A norte, é limitado pela vertente ribeirinha do Douro; a sul, por importantes maciços montanhosos, que sempre constituíram uma barreira física natural, com especial referência para as serras de Montemuro (1.381m), Leomil (1.008m) e da Lapa (953m).

A rede hidrográfica, caracterizada por um conjunto extenso de cursos de água, dominado pela bacia hidrográfica do rio Douro, constitui um dos principais recursos naturais do território, quer pela valia cénica e económica, quer pelas oportunidades de lazer que apresenta.

Os recursos naturais, culturais e patrimoniais constituem, de resto, um dos pontos fortes mais importantes deste território. O excecional património da época medieval, com maior expressão nos concelhos de Lamego, Resende e Tarouca, é um dos seus maiores tesouros históricos e culturais. No sentido de preservar, valorizar e divulgar este património, foram criados os Itinerários Medievais do Douro Sul que são hoje um produto turístico de valor inestimável. A vertente norte do território é indissociável do Douro Vinhateiro, Património da Humanidade pela UNESCO, e berço de uma das marcas mais importantes do país, o vinho do Porto.

Outros Artigos em Associados:

AIDA

ADRIL

TAGUS

PINHAIS DO ZÊZERE

ADER-AL

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4