Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ASDEPR

Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural

Morada: Gaveto da Rua do Espírito Santo, n.º 11 B Rosário

9560-079 LAGOA

Tel.: +351 296 965 768

E-mail: asdepr@mail.telepac.pt

Site: www.asdepr.com.pt

 

Território: Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Ribeira Grande

Área: 514,87 Km2

Habitantes: 65.755 hab.

Densidade populacional: 127,71 hab./km2

I10370-ASDEPRT.JPG 

Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Ribeira Grande

É na ilha de São Miguel que se localiza o território de intervenção do GAL, abrangendo cinco dos seis concelhos que constituem a ilha: a Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação, Nordeste e Ribeira Grande.

Ao nível das atividades produtivas, o setor primário continua a ser determinante. A atividade concentra-se nas culturas da beterraba, tabaco, ananás, batata e chá, mas tem sobretudo expressão na pecuária, nomeadamente na denominada “monocultura da vaca”.

A indústria revela o predomínio de unidades transformadoras justamente destes produtos – tabaco, da beterraba, do açúcar e, sobretudo, do chá, pela importância histórica e cultural, marcando presença no território da ASDEPR, nas fábricas de chá de Porto Formoso e Gorreana – mas também de lacticínios e conservas de peixe.

O turismo é o sector que está em expansão, verificando-se um crescimento significativo ao nível da oferta de alojamento. O território beneficia de grande variedade paisagística, contando com vários espaços protegidos e áreas naturais classificadas, nomeadamente, as reservas naturais de Lagoa do Fogo e Ilhéu de Vila Franca do Campo, as Reservas Florestais Naturais Parciais do Pico da Vara e dos Graminhais, ou as zonas de Proteção Especial (Rede Natura 2000), Pico da Vara e Ribeira do Guilherme.

O território conta ainda com valioso património arquitetónico dos séculos XVII a XIX, especialmente de carácter religioso, como várias igrejas, conventos e ermidas.

A gastronomia de São Miguel prima sobretudo no capítulo dos pratos de peixe, polvo e lapas. Os queijos e a doçaria tradicional (bolos levedos, massa sovada), os licores e o ananás completam (muito bem) qualquer refeição.

Outros Artigos em Associados:

ATAHCA

ADRUSE

ADDLAP

ADER-SOUSA

ADRIMAG

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4