Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Apresentação Nacional “O Prato Certo”

2018-12-21

O projeto-piloto Observatório Regional de Segurança Alimentar do Algarve (ORSAA) foi levado a termo. Para marcar a ocasião, a Associação In Loco com o apoio da Direção Geral de Saúde (DGS) está a organizar a apresentação nacional da campanha de educação alimentar "O Prato Certo". Neste evento que elegeu como cenário o Mercado de Arroios, em Lisboa, no dia 11 de janeiro, as entidades convidadas irão abordar "A importância estratégica da promoção de uma alimentação adequada: saudável, económica e deliciosa".

O trabalho exemplar realizado no Algarve – Campanha “O Prato Certo”; Estudo sobre a insegurança alimentar; Livro de receitas; Guião de educação alimentar; Vídeo motivacional e a Plataforma Web (wwww.pratocerto.pt) –, estará naturalmente em destaque nesta ocasião.

Concluídos os principais objetivos do projeto-piloto desenvolvido também com a Universidade do Algarve, a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Associação de Municípios do Algarve e Centro Distrital de Solidariedade e a Segurança Social de Faro, e que uniu os parceiros em torno do combate à insegurança alimentar, em prol do direito a uma alimentação saudável, deliciosa e económica, baseada nos princípios do estilo de vida mediterrânico, pretende-se apresentar ao país o trabalho exemplar realizado no Algarve – os resultados alcançados, os produtos realizados, um modelo de funcionamento capaz de ser replicado noutras regiões e divulgar as atividades futuras.

Consulte o programa em anexo.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4