Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Apresentação Nacional do MEDFEST

2018-03-08

O Projeto MEDFEST são oito países do sul da Europa – Chipre, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal – reunidos em torno da valorização do Turismo Gastronómico Sustentável baseado na herança da Dieta Mediterrânica, classificada pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Dia 13 de março, o MEDFEST é lançado na cena nacional, ocupando no espaço de umas horas o Mercado de Alvalade, em Lisboa.

A mentora deste evento de divulgação e comunicação sobre o projeto é a Associação In Loco, coordenadora portuguesa do MEDFEST, em parceria com a Região de Turismo do Algarve e a Universidade do Algarve, e com o apoio pontual da Câmara Municipal de Lisboa e da Rede Rural Nacional.

O projeto-piloto da In Loco inserido no MEDFEST quer afirmar Portugal e a Gastronomia Portuguesa, intimamente ligada ao estilo de vida mediterrânico, como um destino de turismo gastronómico de nível mundial. Com base nos alicerces de outro projeto dinamizado pela In Loco, Rota da Dieta Mediterrânica, que pretende qualificar, organizar e disponibilizar todo um vasto conjunto de locais e recursos patrimoniais, reunindo no seu seio uma comunidade de empresas e entidades empenhadas no fortalecimento económico e cultural desta dieta.

O MEDFEST, que beneficia do apoio do programa Interreg Mediterranean, conseguiu, entre outros feitos, alcançar a articulação institucional entre os principais stakeholders privados e públicos e o aprofundamento operacional desta linha de acção.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4