Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Apresenta-se a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar

2017-11-10

O combate ao desperdício alimentar é um dever partilhado pelo produtor e pelo consumidor, segundo a Estratégia Nacional e Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar, apresentada a 8 de novembro pelo Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP).

Prevenir, Reduzir e Monitorizar são os três objetivos estratégicos, que deram origem a nove objetivos operacionais, consubstanciados no Plano de Ação que contempla 14 medidas variadas de combate ao desperdício alimentar a executar por um leque, também ele, alargado e multi-setorial de parceiros governativos e não só. A abrangência e a multidisciplinaridade deste plano, que associa os setores da Segurança Alimentar, da Alimentação e Veterinária, da Defesa do Consumidor, dos Estabelecimentos Escolares e da Administração Escolar, da Informação Estatística, do Planeamento, da Competitividade e Inovação, do Ambiente, duas associações autárquicas e uma associação de solidariedade social da área do voluntariado sob a coordenação do GPP, caracterizaram, desde o início, a composição e a reflexão desta Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), que vai, no futuro, monitorizar e avaliar a implementação de todas as medidas do plano. 

O Plano de Ação de Combate ao Desperdício Alimentar quer, a nível nacional, travar comportamentos e práticas insustentáveis que levam ao desperdício e à perda, ao longo de toda a cadeia de aprovisionamento, de cerca de um milhão de toneladas, representando cerca de 17% da produção anual de alimentos em Portugal, e correspondendo a cerca de 96,8 kg per capita, segundo a estimativa que consta do Projeto de Estudo e Reflexão sobre o Desperdício Alimentar (2012).

Saiba mais em cncda-comissao-nacional-de-combate-ao-desperdicio-alimentar

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4