Acerca da Minha Terra
Área de Associados

«Ambiente e desenvolvimento sustentável»

2013-05-27

Palmela, 30 de maio 2013

O tema dá arranque ao ciclo de «Conversas sobre a Europa» promovidas pelo Centro de Informação Europe Direct da Península de Setúbal, dinamizado pela ADREPES, no Espaço Fortuna.

Nesta primeira conversa temática - marcada para as 17h30 - pretende-se analisar e debater as políticas de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável que permitam tirar partido do património ambiental da Península de Setúbal, onde existem vastas áreas naturais que apresentam uma biodiversidade de reconhecido valor, designadamente a

Arrábida, candidata a Património Mundial da Humanidade da UNESCO.

As «Conversas sobre a Europa» - promovidas pelo centro de informação Europe Direct Península de Setúbal e a Setúbal na Rede - Associação para a Cidadania - abordam temas europeus, com um enfoque especial no Ano Europeu dos Cidadãos e nas e nas especificidades e estratégias da região da Península de Setúbal.

Temas das próximas conversas

- Empreendedorismo, emprego e inclusão social, 25 de junho, Setúbal

- A importância do associativismo, setembro, Palmela

- Multiculturalidade e diversidade cultural, novembro, Montijo

- Direitos e deveres dos cidadãos, dezembro, Moita

Mais informação e inscrições no site da ADREPES - Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal, através do e-mail europedirect.psetubal@adrepes.pt ou Tel. 212 337 930.

O centro de informação Europe Direct Península de Setúbal (CIEDPS) está instalado, desde o início de 2013, no Espaço Fortuna - Artes e Ofícios, na Quinta do Anjo.

A ADREPES é a estrutura de acolhimento do CIEDPS para o período 2013-2017.

Estes polos de informação e de contacto com os cidadãos têm por objetivo facilitar a informação sobre a Europa e as políticas para a período 2014-2020, sensibilizar para o emprego e empreendedorismo e contribuir para a preservação do ambiente.

A rede Europe Direct é um dos principais instrumentos da União Europeia para informar os cidadãos sobre as suas prioridades e estratégias (europa.eu/europedirect).

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4