Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Algarve presente no guia “A Europa Rural em Movimento”

2019-11-18

 “A Europa em Movimento – um guia para territórios em transição”. Este é o título em português da publicação lançada no passado dia 14 de Novembro, em Paris e cujo principal objetivo é o de levar os leitores numa viagem pelo mundo rural europeu, conhecendo neste trajeto as pessoas e as organizações que contribuem para o desenvolvimento sustentável destes território e destas comunidades em transição. Um dos capítulos é dedicado ao Algarve, resultado da colaboração da associação In Loco.

Ao longo de 13 capítulos, os leitores podem partilhar as experiências, expectativas e sucessos que marcam o presente e o futuro de territórios rurais de norte a sul da Europa.

Istria na Eslovénia, Karditsa na Grécia, Ilha de Eigg na Escócia, Pembrokeshire, em Gales, Podlaskie na Polónia, Algarve em Portugal, Transilvânia na Roménia, Bitola na Macedónia do Norte, Beaufortain em França, Hallig Suderoog e a Ilha de Pelworm na Alemanha, Lesachtal na Áustria, Gelgava na Letónia, Dronten nos Países Baixos e a Sicília em Itália, são territórios onde pessoas e organizações trabalham desde há muito em processo de desenvolvimento sustentado e participado, baseados na mobilização dos atores locais e na  valorização dos recursos endógenos.

A apresentação da publicação, coordenada pelo “Forum Syneergies”, decorreu no Palácio de Congresso de Montreuil por ocasião do cinquentenário da Fondation de France, que apoiou esta edição.

O fio condutor é o trabalho de décadas do “Forum Synergies”, uma organização não-governamental herdeira da “Rede Europeia de Experiências de Desenvolvimento Sustentável, uma plataforma de cooperação criada em 1994 e que, entre muitas outras atividades, organizou entre 1996 e 97, um ciclo de debates sobre a agenda 2000 e uma mostra itinerante por toda a europa dos produtos, aromas, sabores e texturas do mundo rural (Magical Mistery Tour) que terminou a sua viagem aqui no Algarve, em Dezembro de 1997, num evento marcante que contou com a presença do então Presidente da República, Jorge Sampaio.

A Associação In Loco foi a entidade anfitriã deste momento, pois coopera e faz parte desta plataforma de cooperação desde o seu início. Foi igualmente através das experiências, estratégias e utopias que defendemos e pela quais lutamos que Portugal e o Algarve foram retratados nesta publicação agora tornada pública e que pode muito em breve ser descarregada (ENG e FR) no site do Forum Synergie (http://www.forum-synergies.eu/ ) e no site da Associação In Loco (www.in-loco.pt).

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 25 países europeus. A MINHA TERRA é presidente da ELARD para o biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

Plano de Informação LEADER 2020

 
I17-LOGOXLEADER2020.JPG
 

O Projeto “Plano de Informação LEADER2020” quer dar resposta aos desafios dos territórios rurais, através de atividades de disseminação de informação de caráter técnico, económico e organizacional.

Pessoas e Lugares

I1-PESSOASXEXLUGARESXN.XXX14.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Bolsa de Terras

 
I8-BOLSAXTERRAS.JPG
 

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4