Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADRUSE

Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela

Morada: Largo Dr. Alípio de Melo, S/N

6290-520 Gouveia

Tel.: +351 238 490 180

E-mail: adruse@adruse.pt

Site: www.adruse.pt

 

Território: Serra da Estrela

Área: 1.230 Km2

Habitantes: 54.887 hab.

Densidade populacional: 44,6 hab./Km2

I10367-ADRUSET.JPG 

Serra da Estrela

Em plena Serra da Estrela, o território de intervenção do GAL ADRUSE compreende cinco concelhos – Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia – num total de 93 freguesias.

A Serra da Estrela e o rio Mondego dominam este território de montanha por excelência, que envolve o ponto mais alto do continente português (1993m de altitude na Torre). Na vertente norte da Serra, a Cabeça do Velho (um monólito granítico a 1300m de altitude) é um dos pontos mais altos (e admirados) do território. Dominando o vale do Mondego, o Castelo de Linhares (a 850m) é também um bom ponto para tirar partido dos encantos da paisagem de montanha.

Num território onde se trabalha a lã há 800 anos, o setor secundário tem vindo a perder importância devido ao declínio da indústria têxtil. A estratégia assenta agora na valorização dos recursos locais e saber-fazer, como forma de atrair visitantes e turistas e consolidar a Serra da estrela como destino turístico.

Detentor de condições naturais únicas, o território é também (re)conhecido pela fauna e flora existentes, pelos habitats que conservam e preservam espécies únicas em Portugal e que integram a área protegida do Parque Natural da Serra da Estrela. Três dos cinco concelhos estão totalmente integrados neste espaço protegido, criado em 1976.

Os produtos locais e a gastronomia – queijo Serra da Estrela, requeijão, borrego, vinho, mel, pão, enchidos – transportam à arte dos sabores e saberes que representam a memória e identidade da região.

As aldeias da Serra da Estrela são ricas em património construído e natural. Os recursos endógenos, as tradições, a etnografia, a cultura popular potenciam, valorizam e diversificam a oferta turística de um território singular, onde a natureza da montanha desperta os sentidos.

Cooperação LEADER

COOPLEADER.JPG

Edição da DGADR e Minha Terra, publicada no âmbito do projeto Territórios em Rede II, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.

Terra Viva

 

 I16-MTX1.JPG

O programa “Terra Viva”, emitido pela TSF em 2011 e em 2014, reforça a aposta de comunicação da MINHA TERRA, divulgando e promovendo iniciativas de desenvolvimento local, em meio rural.

 

Territórios em Rede

TR07MAI2013.JPG

Territórios em Rede é a revista da Cooperação LEADER, editada no âmbito do projeto Territórios Rurais em Rede - financiado pelo Programa para a Rede Rural Nacional.

3 Projetos LEADER

3PROJETOSLEADER0910.JPG

A publicação “3 Projetos LEADER” dá a conhecer projetos apoiados no âmbito daAbordagem LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural do Continente (PRODER), Açores (PRORURAL) e Madeira (PRODERAM). 





Newsletter

Plano de Informação LEADER 2020

I17-LOGOXLEADER2020.JPG

Pessoas e Lugares

I1-PL18JUN2015.JPG

O jornal Pessoas e Lugares é um projeto editorial e de comunicação da MINHA TERRA dedicado ao LEADER.

Minha Terra no Facebook

I5-I5-FB.JPG

Bolsa de Terras

I8-BOLSAXTERRAS.JPG

A Federação Minha Terra e 35 ADL associadas parceiras estão autorizadas para a prática de atos de gestão operacional (GeOP) da Bolsa de Terras.

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4